Jeca de respeito: festival emociona, encanta e lota Praça de Esportes Radicais

publicado: 04/07/2023 13h31
Pela 1ª vez, o Jeca foi realizado na Praça de Esportes Radicais

Era festa junina que vocês queriam? Teve e foi lindo! Durante as cinco noites, o tradicional Jeca Tatu atraiu, sem nenhum exagero, mais de 75 mil visitantes à Praça de Esportes Radicais, no bairro Cidade Nova, segundo estimativa da Polícia Militar. Este ano, o festival trouxe o tema: “Jeca do meu coração!”, bastante propício para um evento que é feito pelo amor de cada pessoa envolvida.

O Jeca nem precisa de muito esforço para mobilizar a população que sempre marca presença, se diverte, prestigia as juninas e dança ao som dos artistas locais. Famílias inteiras se reuniram para aproveitar a animação, ritmo empolgante e comidas típicas deliciosas.

“Podem falar o que quiser, mas o Jeca é o Jeca. Sem comparação! Aqui é calor humano, tem comida boa e diversão garantida. É tudo muito maravilhoso e trago mesmo toda a família”, comenta animada a vendedora Antônia Vieira, ao lado de amigos e familiares.

Na arena, não faltou criatividade, inovação e sincronia em cada uma das apresentações das quadrilhas deixando a população apaixonada por festa junina, encantada. O espetáculo protagonizado pelas 27 agremiações nas categorias: caipiras, estilizadas e de salão, fazia os olhos do público brilharem e os pés baterem no ritmo contagiante do forró.

O capricho era visto desde o figurino, mas o cenário aliado aos fogos e passes acrobáticos roubaram a cena e arrancavam aplausos e gritos da plateia. Um evento que de fato mexe com o coração e com o amor pela cultura junina. Crianças, idosos e pessoas com deficiência mostraram que o Jeca é para todos.

Juninas campeãs
A disputa na arena foi emocionante, arrancando memórias afetivas, sorrisos e muitos aplausos. A apuração dos votos, das juninas caipiras do grupo de Acesso e Especial, aconteceu na última terça-feira, dia 4, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), no bairro Cidade Nova.

As notas das quadrilhas foram lidas uma a uma, por representantes da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas e Região (Liajuper). O clima era de tensão, nervosismo e muita expectativa. Depois de quase 3 horas de apuração, as campeãs foram anunciadas. As vencedoras das categorias Estilizada e Salão foram conhecida ainda durante o festival. O resultado do Jeca Tatu 2023 ficou da seguinte forma:

MISS CAIPIRA GAY

1º Twist

2º Katrina Ohara

3º Michely Belmonth

MISS CAIPIRA (Empate)

Jaqueline (Explosão de Cheiro)

Larissa (Rosas de Ouros)

MISS SIMPATIA

Amaia Lima

Laura Cardoso

Lorena

MISS NEGRITUDE

Elielza (Rosas de Ouro)

Mayara (Explosão de Cheiro)

Erica Gomes (Explosão Junina)

ESTILIZADA

1º – Coração do Sertão

2º – Império de São João

3º – Águia Dourada

SALÃO

1º – Rosa de Ouro

2º – Explosão de Cheiro

3º – Sedução Junina

CAIPIRA – GRUPO ESPECIAL

1º – Rabo de Palha

2º – Cabras da Peste

3º – Fora da Roça

4º – Espalha Palha

5º – Rei do Cangaço

CAIPIRA – SÉRIE B

1º – Explosão Caipira

2º – Príncipe da Roça

3º – Os Caipiras

Texto: Ascom/PMP

Fotos: Ascom e Jeovanea Morais (Liajuper)

Atualização em: 06/07/2023