5º Parauapebas em Dança apresenta talentos e premia vencedores do festival

publicado: 06/12/2022 08h42

Além de premiação em dinheiro, festival contemplou ganhadores com bolsas de estudo sobre dança em São Paulo e Rio de Janeiro

Pelo quinto ano o festival Parauapebas em Dança é realizado com o apoio da Prefeitura de Parauapebas, que contribuiu com a divulgação do evento e com a disponibilização do Centro Cultural de Parauapebas para as oficinas e apresentações artísticas realizadas entre os dias 1º e 4 de dezembro.  

“O nosso objetivo com o festival de dança é promover a interação entre os grupos de dança de Parauapebas, assim como a formação e capacitação de grupos e dançarinos do município e região”, explica Carlos Henrique Monteiro, coordenador e idealizador do Parauapebas em Dança.

O evento cultural contou com a participação de 22 grupos de dança e mais de 350 bailarinos de diversos municípios paraense. “Marabá, Novo Repartimento, Marituba, Castanhal, Eldorado do Carajás e Pacajá tiveram representantes no festival que está fazendo a cidade dos minérios se transformar na cidade da dança”, acrescenta Carlos.

As oficinas realizadas antes das apresentações foram ministradas por profissionais de dança paraenses e paulistas, que ensinaram Balé Clássico, Dança Contemporânea e Jazz Dance. A técnica em eletroeletrônica, Cíntia Luna, fez uma apresentação em alusão ao Tupã, o deus do trovão na língua tupi-guarani.

“É muito gratificante participar de um evento grandioso como o Parauapebas em Dança, em que podemos demonstrar tanto nossa cultura, como qualquer estilo de dança, seja dos grupos de Parauapebas ou de outras cidades”, opina Cíntia que conquistou o 3º lugar na sua categoria.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Benilson Sá

Assessoria de Comunicação / PMP