OUVIDORIA
Descrição do serviço
A Ouvidoria desempenha um papel crucial ao conectar a administração pública à comunidade, abrangendo desde o atendimento às manifestações dos cidadãos até a promoção da transparência e acesso à informação. Os usuários podem expressar suas opiniões por meio de reclamações, sugestões, sugestões, denúncias e elogios, englobando qualquer órgão municipal ou empresas que prestem serviços ao executivo municipal. Atendendo aos servidores públicos e cidadãos em Parauapebas, a Ouvidoria visa estabelecer um canal eficiente e inclusivo para a comunicação, fortalecendo a gestão por meio de uma abordagem transparente e participativa, contribuindo para uma administração mais eficaz e democrática.
Quando solicitar este serviço
Sempre que desejar entrar em contato com a administração municipal, seja para solicitar informações primárias ou para expressar opiniões em relação aos serviços públicos realizados nos demais órgãos do município.
Quem pode solicitar este serviço
Todo e qualquer cidadão.
Requisitos para acessar ou solicitar este serviço
Possuir dados que detalhem o ocorrido, tais como nomes, local, data da ocorrência e demais detalhes que possam dar indícios para que a administração pública tome providências para melhorar o serviço e dar posterior retorno.
Documentos necessários para acessar ou solicitar este serviço
Não há necessidade de documentação pessoal para abrir manifestação.
Formas de acessar ou solicitar o serviço
Presencialmente ou eletronicamente, através do sistema fala.Br, telefone, WhatsApp, Fale Conosco, e-Parauapebas e e-mail.
Local(is) de atendimento
Para atendimento presencial, o usuário deve procurar o seguinte endereço: Rua C, 593, Cidade Nova. Telefones: 0800 033 0202 ou no (94) 3356-0772 WhatsApp: (94) 99191-1787 Portal nacional de Ouvidorias fala.BR, por meio do link: https://falabr.cgu.gov.br/web/login
Previsão do tempo de espera para atendimento
Durante o horário regular de operação, o tempo de espera em canais de comunicação simultânea, como o WhatsApp, é de aproximadamente cinco minutos. Contudo, no atendimento presencial, os cidadãos são prontamente assistidos, visto que o fluxo de atendimento nesse formato é geralmente baixo, eliminando a necessidade de espera. Em média, o tempo de atendimento é de 30 minutos (a depender da complexidade do caso). O retorno dado pela Ouvidoria pode ser de até 30 dias, conforme a Lei 13.460 - Lei de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos.
Etapas de realização deste serviço
1 – Usuário procura a Ouvidoria para realização da demanda
2 – Ouvidoria entende, formaliza e encaminha ao setor responsável
3 – Setor responsável encaminha resposta com esclarecimentos
4 – Ouvidoria entende, simplifica e encaminha retorno ao cidadão
Como este serviço é executado
1 – Usuário procura a Ouvidoria para realização da demanda
2 – Ouvidoria entende, formaliza e encaminha ao setor responsável
3 – Setor responsável encaminha resposta com esclarecimentos
4 – Ouvidoria entende, simplifica e encaminha retorno ao cidadão
Previsão do prazo para execução deste serviço
Prazo variável, devendo ser de até 30 dias, conforme o estabelecido na Lei 13.460 - Lei de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos.
Como consultar andamento deste serviço
Entrando em contato pelos canais de comunicação da Ouvidoria.
Prioridade
Base Legal
Lei nº 13.460