EJA Urbano – SEMED

EJA Urbano - SEMED

Descrição do serviço

A Educação de Jovens e Adultos atende 1.812 alunos, distribuídos:
06 Escolas presencial de Ensino (presencial), nos segmentos de 1º, 2º, 3º e 4º Etapas.
03 Centros de Ensino Personalizados (semipresencial), por módulos.
04 Turmas no Presidio (regime prisional) nos segmentos de 1º, 2º, 3º e 4º Etapas.

Quando solicitar este serviço

A Educação de Jovens e Adultos segue critérios diferenciados:
Ensino Regular - Presencial – O aluno é inserido no universo escolar, a partir da efetivação da matrícula logo no início do ano letivo, que poderá estender-se até 31 de março.
Semipresencial – a matrícula é realizada conforme a necessidade do aluno, no decorrer de todo ano letivo;
Prisional – Conforme demanda.

Quem pode solicitar este serviço

Aluno menor de 18 anos a matrícula deverá ser realizadas por pais ou responsável legal. Acima de 18 anos a matrícula pode ser realizada pelo próprio aluno.

Requisitos para acessar ou solicitar este serviço

Presencial: Pais, ou responsáveis se o aluno for menor de 18 anos. Maiores de 18 anos, pode ser acessado/solicitado pelo próprio aluno (devem comparecer na escola conforme cronograma de atendimento divulgado).
Semipresencial: Pais, ou responsáveis se o aluno for menor de 18 anos. Maiores de 18 anos pode ser acessado/solicitado pelo próprio aluno (a matrícula acontece durante todo o ano letivo, é realizada conforme necessidade do aluno).

Documentos necessários para acessar ou solicitar este serviço

Certidão de nascimento da criança;
01 foto 3x4;
Comprovante de residência em nome do pai, ou mãe, e ou do responsável legal.
Cédula de identidade (RG), CPF e carteira profissional do pai, ou mãe e, ou do responsável legal;
OBS. Aluno maior de 18 anos, toda documentação deverá ser do próprio aluno.

Formas de acessar ou solicitar o serviço

A matrícula deverá ser realizada na escola para o formato presencial. Para o semipresencial deverá ser realizada no Centro de Ensino Personalizado.

Local(is) de atendimento

A matrícula é realizada na escola (para maior esclarecimento sobre a escola é importante o responsável conhecê-la antecipadamente).
É possível pesquisar o endereço da escola no link https://observatorio.parauapebas.pa.gov.br/indicadores/educacao/educacao

Previsão do tempo de espera para atendimento

Presencial: é obrigatório a efetivação da matrícula no início do ano letivo, em casos de chegada no município no decorrer do ano, essa deverá ser realizada com toda a documentação já mencionada acrescido da transferência.
Semipresencial: a matrícula pode ser realizada durante todo ano letivo.

Etapas de realização deste serviço

A matrícula deverá ser realizada na escola de forma presencial.

Como este serviço é executado

A efetivação da matrícula no início do ano letivo, em casos de chegada no município no decorrer do ano, essa deverá ser realizada com toda a documentação já mencionada acrescida da transferência. ​

Previsão do prazo para execução deste serviço

É obrigatório a efetivação da matrícula no início do ano letivo, em casos de chegada no município no decorrer do ano, essa deverá ser realizada com toda a documentação já mencionada acrescida da transferência.

Como consultar andamento deste serviço

Na escola de forma presencial.

Prioridade

Não há.

Base Legal

Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Base - LDB de 1996, PNE E PME em vigência, Base Nacional Comum Curricular - BNCC, Documento Curricular Municipal de Parauapebas e Regimento da EJA-CEPEJA e prisional.

Você pode abrir uma manifestação sobre este serviço

Maneira oficial de manifestação é por meio da Ouvidoria Semsi:

  • – Av. Karajá, Quadra 70, Lotes 01 a 08, bairro Parque dos Carajás II – 8h às 14h
  • – Contatos: (94) 99183-8820 (WhatsApp) / 3346-8891
  • – E-mail: ouvidoriasemsi@parauapebas.pa.gov.br