Acolhimento dos Migrantes Venezuelanos – SEMAS

ACOLHIMENTOS DOS MIGRANTES VENEZUELANOS

Descrição do serviço

Unidade de acolhimento institucional para adultos e famílias é um serviço ofertado pela PSE (Proteção social especial de alta complexidade) vinculado a SEMAS (Secretaria Municipal de assistência social) de caráter provisório com estrutura para acolher com privacidade pessoas do mesmo sexo ou grupo familiar. É previsto para pessoas em situação de rua e desabrigo por migração sem condições de autossustento.

Quando solicitar este serviço

O serviço é ofertado para o público em situação de vulnerabilidade social, devido situação de desabrigo por migração; Acesso ao serviço através da abordagem de rua; Por meio de diálogo direto com o representante, vulgo cacique da etnia warao.

Quem pode solicitar este serviço

A pessoa migrante em situação de vulnerabilidade.

Quem pode utilizar este serviço

A pessoa migrante em situação de vulnerabilidade no município de Parauapebas.

Requisitos para acessar ou solicitar este serviço

O acolhimento deverá ser migrante e está precisando de serviços da rede de assistência ou saúde, acompanhado de Relatório Social.

Documentos necessários para acessar ou solicitar este serviço

Documentos pessoais;
Avaliação Social.

Formas de acessar ou solicitar o serviço

Local(is) de atendimento

Abordagem de rua e reuniões com a comunidade warao abrigada como forma de respeitar a convenção 169 da OIT;
Por telefone: 3346-8224
Email: acolhimento.emergencial@parauapebas.pa.gov.br
WhatsApp (94) 99142-6445
Rua: Jerusalém s/n, Loteamento Vale do sol – Vale do Sol

Previsão do tempo de espera para atendimento

Não há prazo predeterminado para a prestação do serviço. O serviço de acolhimento institucional para adultos e famílias pode ser desenvolvido nas seguintes
Etapa I: Inclusão e adaptação – os usuários serão acolhidos em espaços apropriados e destinados com esse fim, e serão acompanhadas pela equipe técnica específica, formada por profissionais de Serviço Social e Psicologia, em que a equipe técnica realizará o processo de acolhida, escuta qualificada, levantamento e identificação do perfil do público, o plano de atendimento individual e a inserção nos serviços socioassistenciais ofertados no município. Além disso, terá a coordenação e educadores sociais, bem como a parte administrativa.
Etapa II: Promoção do Acesso às Seguranças Sociais – A Política de Assistência Social preceitua que é necessário ter por direção o desenvolvimento humano, social e os direitos de cidadania, bem como a própria Lei de Migração destaca o acesso igualitário e livre do imigrante a serviços, programas e benefícios sociais, que consistirá na proteção proativa, através da inserção das famílias potenciais beneficiárias no Cadastro Único, organização de oficinas, orientações e promoção do acesso à rede de qualificação e requalificação;
Etapa III: Articulação intersetorial com outras políticas e seguimentos – paralelo ao desenvolvimento do projeto, buscaremos articulações e parcerias com as políticas de saúde, educação, trabalho para o atendimento às demandas identificadas na Etapa I
Etapa IV: Inclusão Laboral: Essa estratégia será pensada e estruturada em articulação com parceiros de outras instituições e demais políticas públicas, de modo a facilitar a inserção dos imigrantes no mercado de trabalho, no Sistema Nacional de Emprego (SINE), bem como o acesso de empresas e contratantes ao perfil dos profissionais existentes. A inserção no mundo do trabalho e a inclusão social produtiva permite que os imigrantes adquiram autonomia e independência, fundamento para que os mesmos alcancem o autossustento.

Etapas de realização deste serviço

Como este serviço é executado

Previsão do prazo para execução deste serviço

Como consultar andamento deste serviço

Prioridade

Base Legal

A comunidade warao abrigada como forma de respeitar a convenção 169 da OIT;

Você pode abrir uma manifestação sobre este serviço

Por telefone: 3346-8224
Email: acolhimento.emergencial@parauapebas.pa.gov.br