Acolhimento POP – SEMAS

ACOLHIMENTO POP

Sobre

•  Acolhimento provisório com estrutura para acolher pessoas e grupos familiares com privacidade. É previsto para pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de se sustentarem.
  • Oferece proteção social especial de alta complexidade, com estadia, alimentação, atendimento psicossocial, de enfermagem, pedagógico e oficinas de geração de renda. O objetivo é a reinserção social do acolhido na família e no mercado de trabalho.

• Público: Pessoas maiores de 18 anos em situação de rua. Crianças e adolescentes só podem acessar o serviço se acompanhada pelos pais ou responsáveis. O Acolhimento tem capacidade para atender 50(cinquenta) pessoas.

Documentos Necessários

• Informações pessoais
  • Cópia digital do RG e CPF

Como Fazer

• O usuário deve ser encaminhado pela rede de serviços das políticas públicas (CRAS, CREAS, Unidades de Saúde, Hospitais, etc.). A unidade deve entrar em contato telefônico (WhastsApp) com acolhimento POP para verificar se há vagas e se há possibilidade de acolhimento. Se aprovado a solicitação, a unidade precisa realizar um encaminhamento por escrito. Depois da aprovação da equipe técnica do Acolhimento POP, o usuário é acolhido.

• A equipe técnica do Acolhimento POP faz estudo psicossocial de cada acolhido e constrói o Plano de Atendimento Familiar – PAF, com o objetivo à emancipação e o empoderamento do acolhido. O trabalho social é realizado com objetivo de garantir direitos, de inserir o acolhido na família e no mercado de trabalho.
  • O acolhido participa das oficinas: Artesanato, Horta, Chiqueiro, Galinheiro, dentre outras. As oficinas funcionam como laborterapia.
  • Há atendimento social de equipe multidisciplinar com psicólogo, assistente social, pedagogo, enfermeiro e nutricionista.

Canal

• Os interessados sobre os serviços devem  entrar em contato com a Proteção Social Especial – PSE, da Secretaria Municipal de Assistencial Social -SEMAS
  • Telefones 3346- 8224 e 33468225
  • E-mail: proteção.social@parauapebas.pa.gov.br

Tempo Médio

• O Acolhido permanece no Acolhimento POP o tempo necessário para se ciar condições para a reinserção familiar.

Base Legal