Cancelamento de Nota Fiscal – DAM – SEFAZ

Cancelamento de Nota Fiscal - DAM - SEFAZ

Descrição do serviço

Contribuinte que requer Cancelamento de Nota Fiscal

Quando solicitar este serviço

A qualquer momento a pedido do contribuinte.

Quem pode solicitar este serviço

Pessoa física, Pessoa Jurídica e Profissional Autônomo.

Requisitos para acessar ou solicitar este serviço

Apresentar as documentações para abertura de protocolo com definição da lista de documentos requeridos.
Verificar de o pedido esta contemplado pela LC nº 23/2020

Documentos necessários para acessar ou solicitar este serviço

REQUERIMENTO – Obrigatório (requerimento devidamente preenchido e com as informações necessárias para análise da solicitação, justificando claramente o motivo do cancelamento.);
CONTRATO SOCIAL;
CNPJ (se for Pessoa Jurídica);
RG e CPF DO SOLICITANTE;
CARTA DE ANUÊNCIA DO TOMADOR DE SERCIÇO (Reconhecendo e concordando com os motivos do cancelamento);
APONTAR NOTA SUBSTITUTIVA (Informando o número da nota que solicita cancelamento e apontando a nota que irá substituir);
DOCUMENTOS PERTINENTES (Que posam comprovar os motivos da restituição).
OBS.: Dependendo da situação, a falta de alguns documentos pode ser justificada.

Formas de acessar ou solicitar o serviço

Através da plataforma digital: https://parauapebas.desenvolvecidade.com.br/, mas pode vir presencialmente e ter o auxilio de servidores no atendimento.

Local(is) de atendimento

Departamento de Arrecadação Municipal – DAM. Endereço: Rua R. F, 244 - União, Parauapebas - PA, 68515-000.
Através da plataforma digital: https://parauapebas.desenvolvecidade.com.br/

Previsão do tempo de espera para atendimento

De acordo com os prazos estabelecidos em lei.

Etapas de realização deste serviço

Registro através do protocolo on-line ( https://parauapebas.desenvolvecidade.com.br/);
Classificação, expedição e distribuição do processo para setor responsável;
Análise e controle;
Em casos de Pendência - Requer adição de mais documentos para análise e resposta do contribuinte;
Pode ser aberto diligência a fim de esclarecer alguma divergência;
Conclusão – Pode ser decidido pelo Deferido ou Indeferido.

Como este serviço é executado

Após a abertura do protocolo este é submetido à análise dos documentos que poderá envolver várias etapas, como apresentação de documentos, coleta de evidências e outros. Durante toda a fase do processo os contribuintes tem oportunidade de acompanhar, troca de informações, como também será notificado via e-mail ou sistema , em casos de atualizações realizadas no processo administrativo. Em alguns casos, cada fase desta execução pode variar dependendo da complexidade do tipo de processo.

Previsão do prazo para execução deste serviço

Os prazos são variados e dependem dos detalhes específicos de cada tipo de processo e das regras vigentes. Tendo como fator principal, o aguardo das resoluções das pendências que serão sanadas pelo contribuinte, podendo este prazo ser prorrogado por igual período.

Como consultar andamento deste serviço

Presencialmente ou consulta do protocolo através da plataforma digital: https://parauapebas.desenvolvecidade.com.br/

Prioridade

Não há.

Base Legal

Lei Complementar Nº 23, de 30 de Dezembro de 2020.
Lei Complementar Nº 28, de 19 de Abril de 2022.
Lei Complementar Nº 26, de 22 de Dezembro de 2021.

Você pode abrir uma manifestação sobre este serviço

Maneira oficial de manifestação é por meio da Ouvidoria Semsi:

  • – Av. Karajá, Quadra 70, Lotes 01 a 08, bairro Parque dos Carajás II – 8h às 14h
  • – Contatos: (94) 99183-8820 (WhatsApp) / 3346-8891
  • – E-mail: ouvidoriasemsi@parauapebas.pa.gov.br