Mercado de trabalho para banho e tosa de pets ganha jovens empreendedores em Parauapebas

publicado: 16/12/2022 17h44

Na manhã desta sexta-feira,16, na unidade Pipa, localizado no bairro Casas Populares II, jovens e adolescentes de baixa renda, com idades entre 16 e 17 anos, atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras e Creas), receberam os certificados de conclusão do curso e estão aptos para atuar no mercado de trabalho, no ramo para banho e tosa de animais.

O Projeto Cão Pipa foi realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap) e o Assesuas Trabalho.

Os alunos participaram de aulas práticas e teóricas, enfatizando o estudo sobre comportamento animal e psicologia canina para estimular nos usuários a afetividade, a garantia da saúde, bem-estar e higiene de ambos.

O projeto ofereceu aos adolescentes novas perspectivas e ferramentas para o enfrentamento das vulnerabilidades e riscos sociais. Ao término da solenidade, cada aluno recebeu um kit com os equipamentos básicos de trabalho prontos para contribuir na geração de renda para o município.

“A ideia desse curso é ter empregabilidade para os nossos usuários. O banho e tosa é um curso que está crescendo muito em todo o Brasil. A ideia é que todos os alunos saiam desse curso com a visão na empregabilidade que todos podem ter ao já dar início em seu próprio negócio, já que todos estão recebendo o seu kit inicial de trabalho”, explica Ana Caroline Vilaça, coordenadora da Unidade Pipa.

“Esse curso foi uma experiência muito boa. Eu pretendo abrir um espaço pra mim lá no bairro que eu moro, o bairro Nova Carajás, principalmente porque lá tem muita gente, também tem muito cachorro e gora tem esse kit. Vou aproveitar para seguir a minha vida”, disse Ângelo Silva Santos, aluno do curso.