Oncologista leva informações sobre câncer de mama para servidoras na prefeitura

publicado: 22/10/2021 10h20

As servidoras foram alertadas sobre o aumento de casos do câncer de mama diagnosticado tardiamente e a necessidade delas se observarem melhor

Uma palestra leve, tocante e com informações importantes fez parte da programação em alusão ao Outubro Rosa, realizada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) e Coordenadoria de Treinamento e Recursos Humanos (CTRH) na manhã da sexta-feira, 15, no hall do Centro Administrativo.

“Receber o diagnóstico de câncer machuca a paciente e toda a sua família, mas, é importante entender que não é um ponto final, há tratamento. E, mais necessário ainda é a prevenção, precisamos evitar que nossas mulheres cheguem aos estágios mais complicados da doença por falta de diagnóstico precoce”, alertou o palestrante Leandro Almeida, médico oncologista.

“Pensamos nessa programação para reforçar a importância da prevenção e do autocuidado. Como foi dito na palestra, precisamos desse alerta frequentemente e o Outubro Rosa é propício para reforçarmos essa mensagem”, disse Maria Aparecida Rodrigues, coordenadora do Departamento Especializado em Segurança e Saúde Ocupacional (Desso), que faz parte da CTRH.

A auxiliar administrativo na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Tayara Lyra, foi uma das servidoras que prestigiaram a palestra. “Achei muito valiosa as informações repassadas aqui, elas podem ajudar a salvar vidas. Fomos estimuladas a praticarmos mais o autocuidado e a nos observarmos mais e melhor”, reforça a servidora.

Antes da palestra, as servidoras participaram de ginástica laboral, de um sarau literário e de apresentações musicais.

Texto: Karine Gomes

Foto: José Piedade