Prazo para solicitar o reembolso termina na próxima terça-feira (20).

A Prefeitura de Parauapebas reforça que o prazo para solicitar o ressarcimento da taxa de inscrição do Concurso Público 001/2023 — anulado conforme o Decreto nº 174/2024 — encerra-se na próxima terça-feira, (20). Até o momento, apenas 48% dos inscritos solicitaram o reembolso, o que significa que mais de 50% dos candidatos ainda não realizaram o pedido e correm o risco de perder o prazo.
Para facilitar o processo e esclarecer dúvidas, a Prefeitura informa que está disponível um canal direto de atendimento dentro da própria plataforma de restituição. Basta acessar o site https://parauapebas.pa.gov.br/restituicao/, clicar no ícone “Fale Conosco” e enviar sua dúvida. A equipe responsável está pronta para orientar os candidatos e garantir que todos tenham acesso à restituição, desde que cumpram os critérios estabelecidos no edital.
Para garantir o reembolso, o candidato deve ter efetuado regularmente o pagamento da taxa de inscrição e preencher corretamente o formulário eletrônico disponível no site. Os valores serão restituídos por meio de transferência bancária para conta corrente do Banco do Brasil ou via chave Pix do tipo CPF. A conta informada deve ser, obrigatoriamente, de titularidade do candidato solicitante, não sendo aceita conta em nome de terceiros.
Não deixe para a última hora. Acesse o site, confira as instruções e, se necessário, tire suas dúvidas pelo canal de atendimento.
Você também pode conferir aqui a resposta das principais dúvidas sobre o processo de ressarcimento:
1. Quando vou receber o ressarcimento da minha inscrição?
Trinta dias após o encerramento do período de solicitação, que seguirá até o dia 20/05/2025.
2. Fiz o concurso mas quando informo meu CPF, o sistema não localiza meus dados. O que posso fazer?
• Ao informar o seu CPF, digite-o sem pontos e traços, com onze algarismos;
• Certifique-se de que realizou o pagamento da taxa de inscrição. Candidatos que pediram isenção da taxa não fazem jus ao ressarcimento;
• Verifique se sua inscrição foi para o Concurso 001/2023, que foi anulado. Candidatos de outros concursos não têm direito ao ressarcimento.
3. Não tenho conta no meu nome. Posso indicar a conta de outra pessoa?
Não. A conta precisa estar em seu nome. Não é possível realizar o pagamento em conta de terceiros.
4. Já enviei minha solicitação de ressarcimento. Posso alterar os dados de pagamento?
Uma vez finalizada, o sistema não permite a alteração dos dados enviados.
5. Não tenho conta no Banco do Brasil e minha chave Pix não é meu CPF. Posso informar minha conta em outro banco?
Não serão aceitas outras formas de pagamento. Sugere-se que seja feito o cadastro do CPF como chave Pix e que se mantenha essa opção liberada até a data do pagamento.
6. Como saber se minha solicitação foi recebida?
Após finalizar sua solicitação, ao inserir novamente seus dados no sistema, será exibida a mensagem de que a solicitação está em andamento.
7. Fiz concurso para dois cargos diferentes. Como faço para solicitar?
Ao inserir seu CPF no sistema, os dois cargos para os quais se inscreveu estarão disponíveis para marcação. É só assinalar as opções e seguir com a solicitação, em uma única vez.
Reportagem: Luciana Queiroz
Assessoria de Comunicação/PMP 2025