Muita dança, comidas típicas e um grande público. Assim foi o encerramento do Festival Jeca Tatu 2024. O evento, realizado em uma parceria entre a Liga das Agremiações Juninas De Parauapebas e Região (Liajuper) e a prefeitura de Parauapebas, reuniu mais de 30 mil pessoas na Praça dos Esportes Radicais Wellyson Farias, no centro da cidade.
Para o presidente da Liajuper, Francinaldo Sousa, mais conhecido como Cabral, o Jeca Tatu foi um triunfo. “Em todas as noites pudemos contar com a presença massiva do público, sempre lotando o espaço. Isso foi maravilhoso”, diz. A Secretária de Cultura Sandra , também classificou o evento como sucesso. “Foi sucesso para quem está assistindo, para quem está trabalhando, para os comerciantes. As dinâmicas e apresentações foram só felicidade”, diz a secretária.
A cinco noites de festa também renderam bons frutos para aqueles que aproveitaram para fazer negócios. Além dos vendedores ambulantes, os comerciantes de comidas típicas também comemoraram o sucesso do evento. Para Cleide , responsável pelo tradicional Caldeirão da Cleide, o Jeca Tatu superou todas as expectativas. “Nós trouxemos uma quantidade de alimento pra ser comercializado e logo no segundo dia tivemos que dobrar. Superou demais as minhas expectativas”, afirma a culinarista.
O público vibrou e cantou ao som do compasso das juninas nas categorias salão e estilizada, além das apresentações de quadrilhas intermunicipais, competição de miss simpatia, caipira, mulata, e miss diversidade.
Para o grande público, o evento foi maravilhoso. “Foi um luxo. Muita gente, muita quadrilha maravilhosa, um espetáculo à altura da nossa história. Estão todos de parabéns”, afirmou Carlos de Carlota, participante do evento.
Segundo o prefeito Darci Lermen, a presença da população no evento demonstra a força do Jeca Tatu. , afirma o gestor.
Texto: Márcia Machado
Fotos: