Estudantes de Parauapebas conquistam 89 medalhas no Concurso Canguru de Matemática 2024

publicado: 12/06/2024 13h39

A conquista dos estudantes reflete o resultado de todo um trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino e a dedicação dos estudantes.

Na 16ª edição do Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil, os estudantes da rede municipal de ensino de Parauapebas demonstraram seu talento e dedicação à matemática, conquistando um total de 89 medalhas. Foram 3 medalhas de ouro, 6 de prata, 29 de bronze e 51 de honra ao mérito.

O Concurso Canguru de Matemática é reconhecido como a maior competição de matemática do mundo, atraindo mais de seis milhões de participantes dos ensinos Fundamental e Médio em mais de 80 países. A competição, que teve origem na França, é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras. Seu principal objetivo é ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, além de contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica.

Na escola Luiz Magno, 253 alunos fizeram a prova e 28 deles foram premiados, o que fez dela a escola com o maior número de premiações no município. Para Enzo dos Santos, aluno da escola e medalhista de ouro na competição, empenho, dedicação e incentivo foram fundamentais. “A prova não estava fácil, e o resultado obtido foi fruto de muito esforço e dedicação, como também do incentivo do professor. Estou muito feliz e pretendo fazer mais provas como essa”, afirmou o estudante.

A conquista dos estudantes de Parauapebas reflete o resultado de todo um trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino, bem como o talento e a dedicação dos alunos. As medalhas de ouro, prata, bronze e de honra ao mérito não apenas reconhecem o esforço individual dos estudantes, mas também destacam a importância de uma educação de qualidade que fomente o interesse e o amor pela matemática desde cedo.

O professor de matemática da escola Luiz Magno, Cláudio Lima, destacou a importância do trabalho realizado com os alunos para ser possível o resultado obtido: “Incentivamos a participação dos alunos e, desde quando as inscrições foram realizadas, diariamente falávamos sobre a importância dessa prova. Além disso, nossa preparação foi focada na resolução de atividades em sala de aula”, afirmou Cláudio.

O desempenho dos estudantes de Parauapebas no Concurso Canguru de Matemática 2024 serve como inspiração e reforça a relevância de competições educativas como essa, que motivam os jovens a se superarem e a explorarem o fascinante mundo da matemática.

“Estamos felizes e orgulhosos com este resultado, que certamente incentivará ainda mais estudantes a participarem e se destacarem em futuras edições do concurso. Parabéns a todos os medalhistas, aos nossos educadores e técnicos pelo excelente trabalho”, parabenizou o secretário de Educação, José Leal Nunes.

 

Texto:  Messania

Fotos: Lucas Santos

Assessoria de Comunicação/PMP