Alunos da Escola Eduardo Angelim participam do projeto “Caminhos para a Universidade”

publicado: 07/06/2024 12h03

A programação levou os estudantes para conhecerem as estruturas da Universidade do Estado do Pará (Uepa)  

A manhã desta sexta-feira, 7, foi bastante proveitosa para os alunos do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Eduardo Angelim, no bairro Rio Verde. Os estudantes com faixa etária entre 15 e 17 anos realizaram uma visita ao campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado na rodovia Dr. Faisal Salmen (antiga PA-275), onde participaram do projeto Caminhos para a Universidade. Os jovens tiveram palestras sobre os “caminhos” que devem percorrer para chegar à universidade com temas sobre Enem, Prouni e Fies, além de conhecerem os laboratórios da instituição.

O projeto está sendo dividido em várias etapas com palestras sendo realizadas dentro das escolas e de visitas em todas as instituições de ensino superior – Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Instituto Federal do Pará (IFPA) e Uepa.

Além das visitas, a Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv), que é idealizadora do projeto, está organizando uma cartilha para os alunos – um guia de bolso sobre o ensino superior para os jovens do município – denominada de “Parauapebas Cidade Universitária”.

O objetivo do projeto é mostrar para o jovem que ele tem possibilidade de fazer um bom curso de ensino superior em Parauapebas, indicando as etapas que deve percorrer. Além de trabalhar com as universidades públicas, o “Caminhos para a Universidade” vai se estender até as instituições particulares que aderem aos programas universitários do governo federal.

A ideia principal do projeto é de também mostrar para os jovens que a universidade transforma vidas e a cidade de Parauapebas é um polo de ensino superior, que precisa ser divulgada para potencializar e buscar garantir que os estudantes entrem nas universidades. As orientações para os jovens alunos são fundamentais para focarem em seus objetivos e escolherem a profissão em que pretendem seguir.

“Para todos nós, da Universidade do Estado do Pará, é uma honra, hoje, receber a primeira escola na visita do Caminhos para a Universidade, que é um projeto da Sejuv, que tem também a Uepa em parceria, trabalhando já um semestre inteiro sobre as políticas do Enem e as formas de acesso. A Uepa é nova na cidade e ter os nossos futuros alunos conhecendo as nossas estruturas, conhecendo quais os possíveis cursos que a universidade pode ofertar é de extrema importância e relevância”, comenta Tatiane Bahia, coordenadora do Campus da Uepa Parauapebas.

Texto: Fábio Relvas

Fotos: Chico Souza

Assessoria de Comunicação / PMP