Alunos do Curso de Libras voltado para o turismo recebem os certificados

publicado: 30/05/2024 14h40

A partir de agora o município de Parauapebas conta com 35 profissionais em Libras e está preparada para o Turismo Inclusivo.

 

A euforia, o entusiasmo, tomaram conta dos 35 alunos que concluíram o Curso de Libras, Língua Brasileira de Sinais, promovido pela Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). A certificação foi realizada na noite do dia 28 no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC).

A partir de agora o município de Parauapebas está preparado para o Turismo Inclusivo, garantindo a inclusão social dos deficientes auditivos. Com isto, possibilita a comunicação com pessoas surdas quebrando barreiras e aproximando pessoas.

“Hoje estamos certificando 35 alunos, que estão capacitados para o atendimento inclusivo. Atender pessoas que vem visitar Parauapebas, que tem a necessidade da inclusão social, através do Curso de Libras. Realizamos o curso todo voltado para o Turismo Inclusivo, para que pessoas com deficiência auditivas possam conhecer Parauapebas e se encantar com as maravilhas naturais que existem em nosso solo”, fala Léia Silva, coordenadora da Semtur.

Com um total de 40 horas, a capacitação ocorreu de forma teórica e prática, com encenação teatral de conversação em Libras. Toda prática realizada no curso possibilita um melhor atendimento aos turistas. Caso ocorra um acidente, o aluno auxilia na prestação de socorro e traz segurança ao visitante.  Também realizaram a módulo de marketing de vendas, capacitando o aluno a atuar em variadas áreas no turismo.

Com a formação, os concluintes agora são condutores de trilhas e trade turístico.

Além de comunicar, a linguagem dos sinais une a sociedade e valoriza a cultura surda, e abre-se um leque de oportunidade profissional, pois cada vez mais as empresas buscam pessoas que saiba se comunicar por meio da Língua Brasileira dos Sinais.

 

Amanda Feitosa se sente preparada após o curso. Já atua em uma agência de turismo da cidade, e aproveitou a oportunidade de realizar o Curso de Libras.

“Este curso que realizei voltado para o turismo em Parauapebas é muito importante para a minha vida profissional. Já trabalho com turismo, agora tudo fica mais fácil. O curso vem promover a inclusão social, traz as pessoas com deficiência auditiva para o meio da sociedade. Temos muito para mostrar aos turistas, e agora estou preparada” declara Feitosa.

Marcos Alexandre Gonçalves, secretário de Turismo ao se pronunciar levou mais alegria para os formandos, ele declarou total apoio a turma.

“Sei que para melhorar o aprendizado, vocês precisam praticar, então quero pedir para a minha equipe preparar um dia para vocês irem acompanhar os turistas e praticar tudo que aprenderam, pois a prática precisa ser aprimorada,’ afirmou Gonçalves.

Já Ruan Ribeiro, que participou da capacitação, vê neste aprendizado a oportunidade do seu crescimento pessoal, além do profissional. Engenheiro por formação, não perde nenhuma oportunidade em aprimorar seus conhecimentos.

“Estou aqui hoje recebendo o meu certificado de libras que é mais um passo para o meu desenvolvimento pessoal, isso também agrega no meu trabalho. Tenho certeza que compartilharei esse conhecimento com outras pessoas. Agora tenho confiança e posso me comunicar com a comunidade de pessoas surdas com tranquilidade”, relata Ribeiro.

Ao se pronunciar, o vice-prefeito João Trindade fala da preocupação que a gestão municipal tem em promover a inclusão social e contribuir com o crescimento profissional e pessoal dos munícipes de Parauapebas.

“Vejo este momento como o primeiro passo para aumentar ainda mais o número de turista em nossa cidade. Com esses 35 profissionais aptos para guiar os turistas pelas belezas naturais que temos, belezas essas que só podemos encontrar em nosso município, podemos aumentar as visitações, fortalecer a economia e promover qualidade de vida”, comenta Trindade. 

Texto: Ana Freitas

Fotos: Orion Lima

Assessoria de Comunicação/PMP

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.