O interesse pela visitação às reservas naturais do município já aumentou 300%
Conhecida pelas ricas diversidades naturais, Parauapebas agora quer se consolidar também no turismo paraense. E para isso, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) apresentou ao secretário de estado de Turismo, Lucas Vieira, o Plano Estratégico de Turismo, na noite de terça-feira, 21.
“O estado está vindo aqui hoje para conhecer e para entender um pouco a necessidade do município e, juntos, somar esforços e divulgar cada vez mais o município de Parauapebas e aumentar o número de turistas aqui na região. Precisamos mostrar a beleza do nosso estado do Pará para o mundo”, comenta Vieira.
O plano visa aumentar o turismo local, fomentar a economia do município, gerar mais empregos e fortalecer a cultura da região.
“Todas as estratégias que são formadas através de parcerias: prefeitura, secretaria de turismo e governo do estado, a gente tem um objetivo, a gente olha sempre para o horizonte mais adiante. E assim, para que a sociedade possa usar o espaço público de forma saudável e preservar a natureza para as futuras gerações”, declara Vitor Garcia, coordenador de Uso Público do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Com suas paisagens deslumbrantes e belas cachoeiras, os amantes do ecoturismo podem desfrutar de trilhas e da beleza da Floresta Nacional de Carajá (Flonaca).
“É importante dizer que, segundo o ICMBio, a visisitação à Floresta Nacional de Carajás, tanto de gente de outros municípios quanto de Parauapebas, aumentou 300%, e isso é muito importante para nós. Cada turista que conhece a Flonaca sai daqui encantado com a floresta. O nosso potencial turístico é grande e precisamos mostrar isso para os quatro cantos do Brasil”, destaca Darci Lermen, prefeito de Parauapebas.
Com um plano bem estruturado e focado no crescimento sustentável, Parauapebas está preparada para receber visitantes de todo o Brasil e do mundo.
A Consultoria EY desenvolveu o plano e nessa fase de execução orienta junto à gestão municipal a promoção do turismo na região, para mostrar as belezas naturais que o município é cercado.
Por meio da Aena, estudos estão sendo realizados para a revitalização e ampliação do Aeroporto de Carajás, visando o aumento de voos para a região.
Além disso, a cidade é conhecida pela mineração e oferece passeios que permitem aos visitantes conhecer de perto essa atividade mineradora.
A reunião de apresentação do Plano Estratégico de Turismo contou com a presença da equipe da Aena Brasil, Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL), Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas (Comtup), Consultoria EY, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).
Texto: Ana Freitas
Fotos: Júlia Ramos
Assessoria de Comunicação | PMP