Parauapebas também recebe a Semana do MEI

O evento vai até a próxima sexta-feira, 24, com o objetivo de capacitar e orientar os microempreendedores na Seden, Cidade Nova.

publicado: 22/05/2024 14h19

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), vem realizando a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento começou na última segunda feira, 20, e vai até a próxima sexta-feira, 24, das 8h às 14h, na sede da Seden, e tem como objetivo ajudar todas as fases do empreendedorismo.

“A Seden promove essa Semana do MEI no qual visamos fazer um balcão de negociação de débitos, onde todos os contribuintes podem estar vindo até a gente para renegociar suas dívidas referente ao Simples Nacional. Em parceria com o Sebrae, nós ofertamos duas oficinas, uma delas é a de indicadores financeiros que ocorreu ontem (terça-feira), 21, e estará ocorrendo outra amanhã (quinta-feira), 23, a oficina de vendas em alta performance”, disse Taiane Alves, diretora de empreendedorismo da Seden.

A Semana do MEI é um evento nacional gratuito e que chega este ano em sua 15ª edição trazendo uma programação com palestras e oficinas on-line exclusivas para os participantes, sendo transmitidas ao vivo nas redes sociais da entidade, ajudando, orientando e atendendo desde quem quer se formalizar na categoria como aqueles que já estão atuando em transformar seus negócios.

“A semana do MEI ela é de suma importância para toda a comunidade de Parauapebas, especialmente os empreendedores. Aqueles que querem iniciar um empreendimento, aqueles que querem regularizar o seu MEI, junto a entidade governamental, que é a responsável por isso. A secretaria tem uma equipe totalmente qualificada para atender, orientada pelo Sebrae e isso é muito importante a gente salientar, e essa parceria vem especialmente para ajudar os pequenos empreendedores, aqueles empreendedores que querem iniciar as suas atividades para que possam ter a sua vida jurídica, de pessoa jurídica, regularizada”, afirma João Fontana, secretário de Desenvolvimento.

Com o tema “Chega junto com o Sebrae”, a Semana do MEI, além de programação on-line, terá atividades presenciais em 2.413 municípios de 25 estados brasileiros. A cidade de Parauapebas é um dos municípios que adere a modalidade oportunizando aos empresários condições de empreender e planejar, já que a região de Carajás é rica de pequenas empresas com muitos produtos e potenciais. No Pará, 60% dos MEIs estão inadimplentes e os interessados têm que correr para se regularizar, já que o prazo será até o próximo dia 31 de maio.

“O microempreendedor individual ele tem duas obrigações para sua empresa, uma delas é emitir e pagar o seu boleto mensalmente; e fazer uma Declaração Anual do MEI que é feita até o dia 31 de maio, ou seja, esse prazo está encerrando. Então, a gente está convidando todos os microempreendedores individuais pra vir fazer a sua declaração”, lembra Ana Suzi, gerente regional do Sebrae.

Texto: Fábio Relvas

Fotos: Jhonathan Felipe e Rayssa Pajeú

Assessoria de Comunicação/PMP