A assinatura dos novos contratos representa um ensino inclusivo e de qualidade
No dia 7, a educação municipal deu um importante passo rumo à valorização e qualidade do ensino inclusivo. Em um evento especial, foram assinados os contratos dos novos profissionais que irão integrar a equipe, entre eles professores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A assinatura dos novos contratos não só representa o reconhecimento da importância desses profissionais para a educação, mas também a garantia de um ensino inclusivo e de qualidade para todos os estudantes. Com a iniciativa, o governo municipal reforça seu compromisso com a diversidade e a inclusão, promovendo um ambiente educacional mais acessível e igualitário para todos.
Segundo o secretário municipal de Educação, José Leal Nunes, a chegada dos novos profissionais traz mais qualidade para o ensino. “Estamos felizes por este momento. O trabalho destes profissionais impactará diretamente na aprendizagem dos nossos alunos. Agora, os servidores irão passar por um momento de ambientação e, em seguida, serão encaminhados para as escolas”, afirma o gestor.
Para a professora intérprete de Libras, Arlene Galvão, a iniciativa representa uma grande conquista. “Este é um evento super importante para a educação inclusiva. Desde 2008, não tínhamos nada assim. Nossa gratidão ao governo por disponibilizar neste momento tradutores e intérpretes de Libras para nossa comunidade surda”, agradece a educadora.
Os novos profissionais serão fundamentais para fortalecer o ensino inclusivo, garantindo que os estudantes surdos recebam a atenção e o suporte necessário para seu pleno desenvolvimento. A professora de Libras, Luciana Duarte Azevedo, também comemorou a conquista: “Para mim e para todas as minhas colegas, esse contrato representa uma grande vitória. Quero agradecer a todos por reconhecerem a nossa importância para toda a comunidade surda”.
“Os professores não apenas ensinam a língua em si, mas também promovem a valorização da cultura surda e auxiliam no rompimento de barreiras da comunicação. Eles vêm garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades e acesso a uma educação com mais qualidade”, destaca Edna Cruz, coordenadora do Departamento de Educação Especial (DEE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Texto e fotos: Messania Cardoso