Nessa quarta-feira, 24, um mês após a formatura da primeira turma do curso de Bombeiro Profissional Civil, que foi sucesso de participação do público feminino, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), e em parceria com o Instituto Maria de Lourdes e a LRSG Treinamentos, iniciou a capacitação de mais uma turma no Centro Comunitário Vale do Sol.
Com um total de 24 alunos, sendo 16 mulheres e oito homens, as aulas da capacitação ocorrerão de forma híbrida (presencial e online), todas às quartas-feiras, das 8h às 18h, e serão ministradas pelo subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), Valdireno Guido, quem também esteve à frente da primeira turma.
O curso terá duração de oito meses e vai contar com um total de sete módulos entre aulas práticas e teóricas: Básico; Prevenção e Combate a Incêndio; Socorros de Urgência e Emergência; Salvamento Terrestre; Salvamento em Altura; Emergências Químicas; e Gerenciamento de Emergências, além de uma aula extra sobre Noções de Resgate Aquático, totalizando, assim, 240 horas/aula.
“Nosso objetivo é capacitar os moradores que tenham os requisitos exigíveis, para que eles possam ingressar no mercado de trabalho. Além de conseguirem habilidades especializadas, eles também estarão aptos a contribuir com a segurança da comunidade. Tivemos uma grande procura e, mais uma vez, as mulheres estão em um número maior de participantes”, diz Eliete Araújo, assistente social do Prosap e coordenadora social do Centro Comunitário.
Pão de Mel e Cupcake
Outra qualificação que também está sendo realizada no Centro Comunitário é o curso de Pão de Mel e Cupcake, uma verdadeira oportunidade para quem deseja ter uma renda extra.
Um total de 16 alunas participam da capacitação que teve início nessa segunda-feira, 22, e segue até esta sexta-feira, 26, sendo uma parceria do Prosap, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Vale do Sol.
Os interessados em ofertar alguma capacitação ou serviço público para a comunidade, podem entrar em contato pelo número (94) 9135-7740.
Texto: Nara Moura
Fotos: Gabriela Penalber
Assessoria de Comunicação/PMP