A programação iniciada no dia 4, terminou neste final de semana com visita à Rota Carajás
Com o desafio de incentivar e fortalecer iniciativas sustentáveis, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma), realizou a 28ª Semana do Meio Ambiente, com o tema: “Mudanças climáticas, para mudar tudo precisamos de todos”.
A programação que envolveu a comunidade, contou com apoio do ICMBio e Vale. “Só unindo forças conseguiremos alcançar os nossos objetivos e realizar essas ações que visam despertar uma conscientização ambiental na população. Plantamos mudas, levamos a comunidade para visitar Carajás, incentivamos a troca de embalagens de plástico por mudas, entre várias outras atividades”, explica Fabrício dos Reis, secretário da Semma.
Evelyn Lima, técnica em Segurança do Trabalho, que participou de uma ação de plantio no Parque Municipal Natural Maria Bonita, estava entusiasmada. “É incrível! Contribuir com a cidade, com a sustentabilidade é maravilhoso, é uma sensação que você está plantando um futuro”, disse a técnica.
Já a professora, Francidalva Matos, aproveitou para trocar várias garrafas Pet e também Pead por mudas nativas frutíferas e ornamentais, que foram doadas no Complexo Turístico.
“Eu venho acompanhando, porque eu sigo a página no Instagram, e aí eu fiquei na expectativa, mobilizei toda família para vir. É uma ação importante para o município de Parauapebas que a gente não poderia deixar de participar”, relatou Francidalva.
Outra ação realizada foi a revitalização de mudas da rodovia Dr. Faisal Salmen (PA-275), no perímetro da portaria de acesso à Carajás e rotatória do quartel da Polícia Militar. “O objetivo é substituir espécies que estavam no fim de sua vida útil melhorando a qualidade da arborização urbana”, explica a coordenadora de Paisagismo e Arborização da Semma, Emily Zeferino.
Passeio Ecológico
A programação encerrou com uma visita à Rota Carajás. O grupo foi escolhido através de um sorteio no perfil do Instagram da Semma. Foram dois dias de muita aventura, no sábado, dia 10, os visitantes estiveram no Bioparque Vale Amazônia e na Trilha Lagoa da Mata. Entre os atrativos visitados no domingo, dia 11, as pessoas conheceram o Mirante da Anta.
Texto: Ascom
Fotos: Eva Cristina / Andréa Reis / Semma