O incentivo à leitura desde a primeira infância é um dos objetivos do Programa Leia com uma Criança, do Itaú Social. A parceria com a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem beneficiado mais de 12 mil estudantes da rede de ensino.
No início de junho foi a vez dos alunos da educação infantil e ciclos iniciais da Escola Toromu Warao serem contemplados com a iniciativa. Os alunos e familiares da etnia Warao, do acolhimento municipal destinado aos venezuelanos, conheceram o programa e receberam os kits de livros de literatura infantil em uma cerimônia simbólica e emocionante.
Segundo a professora Lausa Ferreira, o recebimento dos livros irá reforçar o trabalho realizado na unidade educacional, ajudar a estreitar os laços entre pais e filhos e estimular a leitura entre os pequeninos.
“É um momento incrível, que representa muito para essas crianças e comunidade. Além de um reforço importante para a aprendizagem”, afirma a educadora, acrescentando que as crianças têm se desenvolvido muito, inclusive estão aprendendo o nosso idioma e já estão alfabetizadas”.
Para Leila Lobato, coordenadora do Programa Melhoria da Educação no município, a parceria tem gerado resultados positivos. “O foco do nosso trabalho é a educação. O Programa veio para contribuir com a qualidade da educação municipal, por meio do estímulo à leitura desde a primeira infância. Os pais estão sendo incentivados a desenvolverem momentos de leitura com os filhos, o que fortalece os vínculos afetivos”, informa Leila.
Para Edite Smikidi, coordenadora da unidade educacional, o trabalho com a comunidade Warao tem sido um desafio que está sendo superado com o apoio de todos e com a ressignificação das práticas pedagógicas. “É um trabalho que tem dado certo, graças ao apoio que recebemos da administração da secretaria de Assistência Social e da Semed. E hoje temos mais um incentivo”, destaca.
ACOLHIMENTO E INCLUSÃO
“Tivemos aqui um momento inclusivo. Já temos vários avanços, resultados positivos relacionados a aprendizagem dessas crianças e um projeto desses vem para engrandecer e incentivar cada vez mais a leitura”, enfatizou a coordenadora do acolhimento, Aglaudene Sarmento, ao agradecer e parabenizar o envolvimento de todos.
Texto: Messânia Cardoso
Fotos: Thamires Tayná
Assessoria de Comunicação/PMP