Festa Anual da Árvore em Parauapebas

publicado: 04/04/2023 14h49

A prefeitura do município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou ações de conhecimento e distribuição de mudas nativas e frutíferas na última semana de março.

O período é celebrado para influenciar crianças, jovens e adultos sobre a necessidade de preservação ambiental e do papel das árvores na manutenção do equilíbrio ecológico.

Em Parauapebas, a programação contou com oficinas, palestras e distribuição de mudas nativas e frutíferas. Aylana Bentes, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, destaca: “Sabemos a importância da árvore, ela ajuda a controlar a poluição sonora, na troca de gás carbônico por oxigênio, embeleza as ruas e preservam nossa biodiversidade natural”.

Oficinas e palestras ocorreram no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) e reuniram jovens ambientalistas e estudantes de cursos superiores.

“Na Sala Verde 1 fizemos a palestra sobre Georreferenciamento e Processamento de Dados. Na Sala Verde 2, falamos sobre o Cadastro Ambiental Rural, trazendo seus objetivos e seus procedimentos. Os analistas da secretaria trouxeram a realidade da rotina do município e a importância das áreas verdes urbanas para estudantes, nossos futuros profissionais”.

O secretário de Meio Ambiente, Fabrício dos Reis, agradeceu a participação de todos durante o evento. “Estamos aqui no shopping fazendo essa ação de distribuição de mudas para população. É muito importante o cultivo das árvores para construirmos cidade muito melhor”, declarou o secretário.

Talita Beatriz trabalha no shopping e ficou curiosa com a ação. “Eu estava passando e vim dar uma olhada. Todo ano eu planto pelo menos uma árvore. É sempre bom contribuir com a biodiversidade do nosso país. Eu adoro ter plantas em casa”, revela a entusiasmada Talita.

Como surgiu a Festa da Árvore?
Após a divulgação do Decreto Federal Nº 55.795, em 24 de fevereiro de 1965, que instituiu a Festa Anual das Árvores na última semana do mês de março (período chuvoso) nos Estados do Ceará, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Texto: Andréa Reis
Fotos: Orion Rodrigues e Semma

Assessoria de Comunicação/PMP