Em breve o município vai ofertar o curso de medicina e ampliar o de enfermagem. A reunião, que tratou sobre o assunto, ocorreu na última semana e contou a participação dos poderes executivo, legislativo e da reitoria da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).
O principal objetivo do encontro foi definir as contrapartidas de cada instituição para garantir a ampliação do ensino superior no município de Parauapebas. Uma delas é a construção de blocos de salas de aula e laboratórios no campus da Ufra, bem como reforma e adequação do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).
Na ocasião, foi formada uma comissão que irá acompanhar o andamento do processo, inclusive a formalização dos termos de cooperação técnica e curso das obras. O trabalho deste grupo possibilitará a ampliação do curso de enfermagem, como também contribuirá para a implantação do curso de medicina em Parauapebas
Em dezembro de 2022, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou a proposta de criação do curso no campus da Ufra. Segundo o prefeito Darci Lermen, este é mais um passo importante para o ensino superior no município. “A partir dessa reunião definimos que o município fará a cessão do Centro Universitário de Parauapebas e o Hospital Geral será adaptado para se tornar um hospital universitário. Estamos trabalhando para transformar o município em um polo universitário, para melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa população”, afirma Darci.
A vereadora Eliene Soares, que também tem buscado contribuir com o ensino superior no município, participou das discussões. “Eu já havia feito uma indicação solicitando a construção de mais um bloco de salas de aula e laboratórios para a expansão do campus, o que foi acertado hoje por meio da efetivação da parceria. Isso garantirá uma melhor estrutura para as novas turmas do curso de enfermagem”, celebra a vereadora.
“A reunião foi bastante produtiva. O que ficou encaminhado garantirá um grande avanço para o ensino superior na região, como também para o desenvolvimento de nossa cidade”, afirma o secretário de Educação José Leal Nunes, reforçando que Parauapebas já conta com diversos cursos de graduação e pós-graduação e destacando que “o governo municipal tem trabalhado incansavelmente para ampliar ainda mais o acesso ao ensino superior”.
Representantes da Coordenação de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura de Parauapebas e as secretarias Especial de Governo (Segov) e de Obras (Semob) fazem parte da comissão.
Texto: Messânia Cardoso
Fotos: Andréa Reis e Jadson Vasconcelos
Assessoria de Comunicação – PMP