Os caminhos que levam à preservação e conservação do Rio Parauapebas, esse é o principal objetivo que tem levado a gestão pública municipal a investir na capacitação dos servidores para a construção de projetos que fortaleçam as políticas públicas de proteção ao Rio Parauapebas e seus afluentes.
Por meio de um sistema integrado entre secretarias e a sociedade, que vem sendo ampliado a discussão sobre a implantação de ferramentas de proteção e colocado em prática todas as análises que possam contribuir com aplicação de projetos desenvolvidos de fortalecimento. Com capacitação que vem acontecendo através do Escola Nacional de Administração (Enap), instituição federal do Ministério da Economia que todos que participam da implantação de políticas públicas com aulas on-line uma vez por semana, normalmente às quartas-feiras pela manhã.
Na última semana as equipes técnicas das secretarias envolvidas se reuniram de forma presencial no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) com o objetivo de pautarem tudo o que estão aprendendo sobre a gestão de preservação e conservação do Rio Parauapebas que faz parte do Projeto Rio para todos. As secretarias que participam dessa mobilização são as secretaria municipais de Meio Ambiente, a idealizadora do projeto Rio Parauapebas, além de servidores do Gabinete do Prefeito, da Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect) e a Secretaria de Cultura( Secult), Secretaria Especial de Governo( Segov), Secretaria de Produção Rural ( Sempror), Secretaria de Assistência Social( Semas) e Departamento de Relações Indígenas( DRI).
“Estamos participando de oficinas presenciais, capacitadas pela Enap que é Escola Nacional de Administração Pública, fruto, de um projeto que foi desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e fomos contemplados com o resultado no último dia 20 de outubro nos relatando que Parauapebas ganhou essa oportunidade de receber uma grande capacitação para o desenvolvimento de um projeto macro votados para a recuperação e conservação do rio Parauapebas”, detalhou a analista ambiental da Semma, Lucione Diniz
Analista ambiental da Semma, Lucione Diniz
Em outras palavras isso quer dizer é que o município de Parauapebas foi um dos municípios brasileiros a ser escolhido através da indicação do projeto “Rio para Todos”, para receber a capacitação técnica e metodológica da Enap através do Gnova “Cidades que transformam”, visando apoiar prefeituras em uma jornada colaborativa para criar soluções inovadoras relacionadas aos desafios da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Todas as ações que estão acontecendo fazem parte da segunda jornada do projeto Cidades que Transformam, onde mais seis municípios brasileiros que tiveram seus projetos aprovados entre as 149 propostas inscritas: São Bento (PB), Flores de Goiás (GO), Fortaleza (CE), Londrina (PR), São Luís (MA) e Parauapebas (PA) estarão nessa maratona em nome da preservação ambiental . Cada cidade contemplada terá 16 semana para receber o apoio técnico e metodológico da Enap de fortalecimento as capacidades das equipes locais no desenvolvimento de soluções que façam diferença na vida das pessoas.
“São encontros semanais em que os servidores do município se reúnem, em cada um deles nos definimos o problema e as equipes vão a campo, conversam com a população, no comércio, empresários, universitários, ribeirinhos, visitas à floresta local, enfim com comunidade de modo geral, para saber da população o que entendem sobre o assunto da questão do rio Parauapebas. Agora é hora de apresentar tudo que coletaram para elaborar o projeto físico, trabalhando quais as possíveis soluções que podem contribuir com mudanças significativas e Parauapebas foi a única que apresentou um projeto sobre suas águas”, explicou a gerente de projetos da Enap, Amanda Machado.
Gerente de Projetos da Enap, Amanda Machado.
Visita das equipes à Floresta Nacional de Carajás (Flona) – Foto: arquivo Semma
Para a conclusão final do projeto Cidades que Transformam, ainda haverá dois encontros, justamente para tratar toda essa parte da retrospectiva com a parte dos aprendizados. No dia 09 de novembro será o encerramento das pesquisas e projetos, será o momento da participação da população e autoridades públicas para conhecerem tudo o que foi elaborado pelas equipes, os resultados serão divulgados no site da instituição a nível federal.
“O município teve essa preocupação onde aqui temos várias secretarias, estamos aprendendo como estruturar planos, e programas e projetos para que tenha o rio Parauapebas garantindo vida, sustentabilidade ao município e essa iniciativa faz com que todos estejam envolvidos, e não apenas o munícipio, mas as outras cidades que também fazem parte dos afluentes do Rio Parauapebas”, finalizou o servidor Luís Borges, que representa o Gabinete do Prefeito nessa missão de encontrar estratégias de preservação das águas que alimentam o município.
Texto Cleidi Rodrigues/ Ascom -PMP
Fotos Órion Lima/Ascom e acervo Semma/ PMP