A tarde de quarta-feira, 10 de agosto, foi histórica para a comunidade do complexo VS-10. Depois de mais de oito anos de fundação, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Lago recebeu prédio próprio da Prefeitura de Parauapebas, com infraestrutura ampla, bonita e moderna.
A cerimônia de inauguração ocorreu em ritmo de festa com a participação da comunidade, do prefeito Darci Lermen e outras autoridades municipais.
“Estou muito feliz em fazer essa entrega para o complexo VS-10. Essa população merecia uma escola como esta. Na verdade, merece muito mais. Tanto é que estamos nos preparando para fazer mais escolas aqui”, enfatizou o gestor municipal ao mencionar o programa Escola por toda Parte, que visa a construção de 30 novas escolas no município.
Dayse Lopes, mãe de aluno e moradora do complexo, comemorava a escola, apontada por ela como um presente muito aguardado pela comunidade.
“É uma bênção receber essa escola. Estou muito feliz, pois chegou a hora de nossos filhos estudarem em uma escola boa, confortável e com segurança. Aqui eles têm o espaço que precisam para aprender, praticar esportes e brincar”, disse Dayse.
O secretário municipal de Educação (Semed), José Leal Nunes, ressaltou o compromisso do governo em oferecer educação de qualidade para todas as crianças e adolescentes de Parauapebas.
“Essa escola era um sonho antigo dessa comunidade. E hoje nós estamos concretizando este sonho, entregando este espaço amplo e aconchegante. Eu tenho certeza que essa comunidade escolar vai usufruir muito dela”, destacou José Leal.
Espaço para 1,5 mil alunos
Localizada na rua Almira Gonçalves da Silva, esquina com rua E, no bairro Jardim Planalto, a Escola Mário Lago conta agora com 14 salas de aula, laboratórios, biblioteca, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva coberta, vestiários, entre outros espaços, tudo com acessibilidade.
A nova infraestrutura atenderá mais de 1,5 mil alunos dos seis bairros do complexo VS-10, como São Lucas, Parque das Nações, Brasília e Jardim Planalto.
Para o diretor da unidade educacional, Enivaldo Pereira Belém, a comunidade tem muito o que comemorar. “O sonho se tornou realidade. Nós estamos maravilhados com a grandiosidade dessa escola e muito felizes em recebê-la do governo municipal”, frisou o educador, que também elogiou a equipe da escola por ser “capacitada e apta a atender bem os alunos”.
Texto: Messania Cardoso
Fotos: Elienai Araújo