
A primeira Lei que definiu as atribuições do Gabinete foi a Lei nº 015 , de 14 de junho de 1989, que dispõe sobre a Estrutura Administrativa da Prefeitura. O disposto nessa lei pode ser considerado o embrião do que seria o Gabinete e, como tal, ainda era muito sintética como podemos ver abaixo:
Art. 3º – O Gabinete do executivo tem por objetivo:
I assistir o Chefe do Poder Executivo nas suas relações político-administrativas com a
Câmara Municipal, a população e os órgãos e entidades públicas e privadas;
II preparar e expedir a correspondência do Prefeito;
III executar as atividades de comunicação social e relações públicas da Prefeitura;
IV administrar as atividades de guarda municipal atribuídas à Prefeitura;
V desempenhar outras atividades afins.
Posteriormente, o disposto no inciso III passou a ser de responsabilidade da Assessoria de Comunicação – ASCOM, e o inciso IV da Secretaria Municipal de Administração – SEMAD. Atualmente, a ASCOM voltou a integrar a estrutura do Gabinete.
A Lei nº 386, de 25 de outubro de 1991, que altera a Estrutura Administrativa, ampliou grandemente as suas atribuições. Conforme definidas no Art. 29, algumas delas mais tarde foram transferidas para outras secretarias ou departamentos:
Art. n° 29 – O Gabinete do Prefeito tem por finalidade:
I Prestar assistência ao Chefe Poder Executivo em suas relações político-administrativas com os municípios, órgãos e entidades públicas e privadas e associações de classe;
II assistir pessoalmente ao prefeito;
III preparar e expedir a correspondência do Prefeito;
IV preparar, registrar, publicar e expedir atos do Prefeito;
V organizar, numerar e manter sob sua responsabilidade originais de leis, decretos, portarias e outros atos normativos pertinentes ao Executivo Municipal;
VI responsabilizar-se pela execução das atividades de expediente e de apoio administrativo do Gabinete;
VII executar atividades de assessoramento administrativo;
VIII divulgar atividades internas e externas da Prefeitura;
IX desenvolver atividades de imprensa e relações públicas da Prefeitura;
X manter e supervisionar as atividades de defesa civil a cargo do Município;
XI promover a execução dos serviços relativos à guarda municipal;
XII desempenhar outras atividades afins.
No ano de 2010, através de decreto, o Departamento Municipal de Transporte e Transito – DMTT passou a integrar a estrutura do Gabinete.
Atualmente as diretrizes do Gabinete podem ser definidas considerando duas dimensões: a primeira, definida em Lei, principalmente a Lei 4213, de 29/06/2001, e a segunda ligada à rotina prática de trabalho, devido à necessidade de se criar novos serviços ou até mesmo o melhoramento dos já existentes. Para dar melhor clareza, iremos expor os dois dimensionamentos.
Lei Municipal 4.213
Conforme art. 22 é de competência do Chefe do Gabinete do Executivo Municipal:
I assistir pessoalmente ao Chefe do Executivo Municipal, bem como preparar, registrar e arquivar a correspondência oficial;
II redigir, registrar, fazer publicar e expedir os atos do Chefe do Executivo Municipal, em coordenação com a Procuradoria Geral;
III preparar, distribuir, controlar e arquivar documentos de interesse do Chefe do Executivo Municipal;
IV organizar a agenda de audiência, viagens, entrevistas e reuniões do Chefe do Executivo Municipal, em coordenação com a Assessoria de Comunicação;
V organizar e executar os serviços de cerimonial do Chefe do Executivo Municipal, em coordenação com a Assessoria de Comunicação;
VI recepcionar e manter contatos com lideranças políticas e parlamentares do Município, bem como outras autoridades governamentais locais, estaduais e federais;
VII recepcionar e orientar os munícipes e visitantes que se dirijam ao Gabinete;
VIII organizar e executar os procedimentos necessários à segurança do Chefe do Executivo Municipal.
XI desempenhar outras atividades afins.
Rotinas de Trabalho
Buscando acompanhar a dinâmica de crescimento da cidade, a rotina tornou-se mais complexa. Hoje, podemos considerar novas rotinas, como as que seguem:
_ controlar a execução de contratos e convênios, vinculados ao Gabinete;
_ aprovar a contratação de obras e serviços, bem como os aditivos destes contratos, que sejam do interesse de outras secretarias;
_ controlar a execução orçamentária do Gabinete e suas coordenadorias;
_ manter um histórico dos atos do Executivo Municipal e das questões políticas relevantes;
A principal tarefa do Gabinete é dar subsídio administrativo ao Chefe do Executivo Municipal, que envolve um conjunto de relações internas e externas. Internamente o Gabinete é responsável por articular as demais secretarias de forma que todas trabalhem alinhadas, buscando um mesmo objetivo. Para isso, é necessário manter uma agenda de reuniões administrativas e políticas em que os planos e metas sejam traçados considerando os objetivos macros do governo.
Externamente, o Gabinete relaciona-se com as instituições públicas e privadas, sociedade civil organizada, associações, etc. Essas relações são importantes e essenciais para amparar e facilitar o trabalho do Governo, de forma geral.
O Gabinete também é responsável por seu controle administrativo interno, que envolve o gerenciamento de recursos humanos, o controle de custo, o registro e controle de documentação recebida e expedida, serviços de cerimonial, entre outros.
Protocolo
Protocolar as entradas e saídas de documentos e manter os livros de registro de protocolo organizados e protegidos.
Recepção
Manter uma agenda com a ordem de atendimento e o assunto a ser tratado, demonstrando prestatividade ao receber o público.
Administração
Manter a agenda do Chefe de Gabinete devidamente atualizada, providenciar as solicitações de materiais permanentes, de expediente e de consumo para a manutenção do Gabinete; controle de pessoal,etc.
Redação
Redigir os documentos oficiais do Governo.
Arquivo
Arquivar todos os documentos expedidos e recebidos no Gabinete do Prefeito.
Cerimonial
Organizar os eventos promovidos pela Prefeitura. Providenciar os recursos materiais e humanos necessários para o devido funcionamento dos eventos e dar suporte para as reuniões administrativas do Gabinete.
Assessoria
Auxiliar o Chefe de Gabinete no planejamento do Gabinete. Organizar a segurança do Chefe do Executivo. Manter integradas as relações dos órgãos municipais internos e externos.
Chefia de Gabinete
Planejar as ações governamentais. Discutir juntamente com o Prefeito as linhas gerais de consolidação da Administração. Representar o Gabinete em reuniões e eventos quando da ausência do Prefeito e manter a agenda de reuniões e eventos do Prefeito devidamente atualizada.
Ouvidoria
Ouvir a população sobre as possíveis irregularidades cometidas pelas organizações públicas ou privadas. Manter um registro de ocorrência. Enviar as reclamações ou sugestões aos órgãos competentes.
Defesa Civil
Atender a população em situações de emergência causadas por desastres naturais, ou não, assim como propor medidas preventivas para evitar tais situações.
Relações com a Comunidade
Viabilizar condições efetivas de participação popular na gestão de governo e proporcionar integração entre o governo e a comunidade através de suas políticas públicas.
Ascom
Criar toda visualização da Prefeitura, uniformizando sua apresentação diante das instituições e do público em geral. Desenvolver a criação de projetos gráficos e editorias. Produzir informativos que levem ao público em geral todas as informações necessárias sobre os projetos desenvolvidos pela administração municipal.
Conheça nossos Selos

7º Mutirão de Renegociação de Dívidas do Procon de Parauapebas bate recorde e gera mais de 1,5 milhão em renegociações
O sucesso do mutirão aquece a economia e impulsiona o comércio local. Em

Prefeitura de Parauapebas discute passos importantes para a regionalização do HGP
A reunião abordou estratégias da gestão municipal junto ao governo do Estado para

Prefeitura de Parauapebas contata Vale para entender crescimento de demissões na empresa
A Prefeitura Municipal de Parauapebas expressa sua preocupação em relação a uma leva de demissões que estão ocorrendo nas operações da mineradora Vale, o que impacta diretamente a população, tendo em vista que a empresa é uma das maiores responsáveis pelo desenvolvimento local, arrecadação de impostos e geração de emprego e renda. A gestão municipal está atenta para minimizar ao máximo possíveis prejuízos para Parauapebas visto que ainda há possibilidade de acontecer em outras unidades.

Procon realizará Mutirão de Renegociação de Dívidas: uma oportunidade para recuperação de crédito nos dias 20 e 21 de março
Este ano, o mutirão pretende superar o ano de 2024 em atendimento e

Justiça autoriza retomada de contrato de merenda escolar
Nesta segunda-feira, 17, a Justiça do Pará reconsiderou a decisão tomada anteriormente que

Prefeitura de Parauapebas segue firme traçando metas de implementação de governança para o município
A reunião teve como principal propósito alinhar as ações e práticas de governança