Parauapebas terá seu primeiro curso de Medicina Veterinária ofertado por uma instituição pública. As inscrições do Processo Seletivo Especial 2023 da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) já estão abertas e seguem até quarta-feira, 13 de julho.
Para o referido curso, ofertado por meio do Programa Forma Pará, por meio de parceria com a Prefeitura de Parauapebas, estão sendo disponibilizadas 50 vagas. Contudo o Prosel Ufra 2023 está disponibilizando ao todo 1.000 vagas para diversos cursos (Agronomia, Enfermagem, Ciências Contábeis, Administração, Sistema de Informação, Engenharia Florestal, entre outros) em todo o Pará.
Para ter acesso ao edital e o link de inscrição, os interessados devem acessar o portal da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), organizadora do processo, por meio do endereço: https://portalfadesp.org.br/?page_id=28176
Podem se inscrever todos aqueles que já concluíram o ensino médio ou equivalente, ou ainda concluirão no primeiro semestre de 2023. Haverá reserva de vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, de acordo com o que está estabelecido no edital e legislação vigente.
A taxa de inscrição será de R$ 20 (vinte reais) e a prova, composta de questões objetivas e redação, ocorrerá dia 31 de julho de 2022.
FORMA PARÁ
O programa do governo estadual, que visa expandir a oferta de vagas dos cursos de graduação e pós-graduação nos municípios do Pará, é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e conta com a parceria das prefeituras municipais e das Instituições de Ensino Superior (IES) para ser realizado.
Parauapebas já foi contemplado pelo programa com o curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que será ofertado dentro da aldeia Kateté, na terra indígena dos povos Xikrin.
Além disso, no segundo semestre, o município receberá também diversos cursos de pós-graduação.
Texto: Messania Cardoso – Semed
Assessoria de Comunicação / Ascom- PMP