Mais uma etapa do Programa Melhoria da Educação vem sendo desenvolvida na rede de ensino de Parauapebas, o projeto faz parte dos atendimentos da Fundação Itaú Social ao município. A programação das atividades iniciou com a formação dos educadores, ministradas pelos técnicos da Comunidade Educativa CEDAC, parceiro técnico do Itaú Social, no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP) que finalizou no último dia 25.
Simone Azevedo, coordenadora geral do CEDAC no programa Melhorias da Educação, afirma que “o objetivo é fazer um trabalho sistêmico de suporte aos técnicos, professores, coordenadores e gestores, a partir das necessidades identificadas pela secretaria no diagnóstico da rede, fazendo com que as melhorias cheguem de maneira ainda mais eficiente às crianças nas salas de aula”.
Esta etapa do programa trabalhou formações em três tecnologias específicas da educação: Tecnologia da Matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental e Tecnologia da cultura escrita, para a educação infantil na primeira semana, e Tecnologia da gestão do acompanhamento das aprendizagens, formação voltada aos gestores escolares e técnicos pedagógicos da Semed na semana seguinte.
Jânio Dutra, professor da educação infantil, é um dos participantes das formações. Para ele, a experiência tem sido muito positiva. “Essa formação veio agregar mais conhecimento e trazer principalmente novas estratégias com que o professor possa trabalhar dando ainda mais eficiência na aprendizagem dos alunos, comentou o professor.
“Enquanto profissionais da educação, precisamos estar em permanente formação, buscando como principal objetivo, a melhoria constante da aprendizagem dos nossos alunos. A partir do momento em que temos gestores e coordenadores trabalhando com a tecnologia do acompanhamento das aprendizagens, professores aprimorando seus conhecimentos, levando para as salas de aula metodologias ativas, teremos alunos cada vez mais protagonistas do seu próprio aprendizado. E essa é a principal oferta da gestão da Secretaria de Educação à toda rede, uma perspectiva de formação contínua e cada vez mais eficiente” diz Leila Lobato, coordenadora do Programa Itaú Social em Parauapebas.
Sobre o programa:
Parauapebas é um dos sete municípios contemplados no Brasil para participar do Programa Melhoria da Educação, da Fundação Itaú Social, com vigência de 2021 a 2024. Com objetivo de identificar os pontos de melhoria na rede, um diagnóstico foi realizado pela equipe da Fundação Itaú Social, em conjunto com técnicos da Secretaria Municipal de Educação. A partir deste diagnóstico, o primeiro Plano Estratégico da rede municipal foi construído, tendo como uma das ações a oferta de formações constantes nas mais diversas áreas. O programa seguirá com a realização das ações durante todo o período do termo de cooperação técnica.
Texto: Natália Brito/Semed
Fotos: Lucas Alves/ Semed