Semed inova e leva Jornada Pedagógica à comunidade escolar indígena

publicado: 18/02/2022 14h46


Pela primeira vez na história, os moradores do território indígena em Parauapebas puderam desfrutar de um dia de programação da Jornada Pedagógica na aldeia, discutindo metodologias da educação voltadas à comunidade escolar indígena.

A Jornada Pedagógica é considerada o marco inicial das atividades da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Abordando o tema “Metodologias ativas na perspectiva da inclusão, equidade e qualidade”, o evento tem como objetivo principal a preparação de todos os educadores da rede municipal, com palestras e formações específicas para cada setor da educação.

Na última sexta-feira, 11, representantes da Semed estiveram no território Xikirin para acompanhar a palestra do Professor Lucivaldo Silva da Costa, com o tema “Metodologias ativas na perspectiva da educação escolar indígena”.

Para Messias Marques, coordenador técnico pedagógico da Semed, momentos como este, onde estão reunidos professores, educadores e comunidade para discussão do currículo, proposta pedagógica e saberes locais, são de extrema importância na construção de um projeto educacional eficiente e condizente com a realidade da comunidade local.

Já o coordenador técnico da educação indígena do município Katop Ti Xikrin. a realização da formação pedagógica nas aldeias reafirma o compromisso do governo com a comunidade. ‘É importante discutir a educação escolar indígena e também o compromisso do governo em fazer a educação alcançar a todos. Em nome do cacique Bep Tuna, que autorizou a realização da primeira edição da jornada em sua aldeia, agradecemos ao prefeito Darci e ao secretário de Educação José Leal Nunes”, disse o coordenador.

Texto: Natália Brito

Fotos: Lucas Alves