Nossos estudantes mirins foram destaques na OBMEP Nível A. A primeira participação deles na competição rendeu 588 medalhas e 711 menções honrosas.
A educação de Parauapebas iniciou 2022 com bons motivos para comemorar. Mais uma vez os alunos da rede municipal foram destaques na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Pela primeira vez, nossos estudantes participaram da OBMEP nível A, voltada para alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) – com séries correspondentes. E o resultado? Foi melhor que o esperado: 588 medalhistas, sendo 40 de ouro, 150 de prata e 398 de bronze, além das 711 menções honrosas.
Na competição tradicional, 16ª OBMEP, voltada para os ciclos finais do ensino fundamental e ensino médio, os jovens talentos também fizeram bonito: cinco alunos alcançaram o pódio da competição, conquistando medalhas de bronze, além de 16 menções honrosas.
Entres as 39 escolas medalhistas na Olimpíada, as que alcançaram os melhores resultados em número de medalhas foram Olga da Silva, com 84 (3 ouro, 23 prata e 58 bronze), Machado de Assis, com 44 (10 ouro, 13 prata e 21 bronze) e Paulo Freire, com 42 (1 ouro, 14 prata e 27 de bronze).
Magno Antoni Moraes, estudante da escola Luiz Magno de Araújo, tem 14 anos e pela segunda vez conquistou medalha de bronze na competição. Para ele “participar da olimpíada é uma oportunidade de se desafiar”. Na mesma escola, o estudante Davi Brazão Ferreira Lemos, também conquistou bronze.
Para os coordenadores técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) Pedro Emiliano Botelho Neto e Josué Carvalho, o período foi desafiador, mas a conquista representa o quanto o trabalho em conjunto pode ser significativo. “O ano de 2021 foi desafiador para alunos e professores. Essa conquista é também o reconhecimento da dedicação desses alunos. Ela pode significar um grande diferencial na vida acadêmica e na construção do futuro desses jovens”, ressalta Josué.
O secretário de Educação parabenizou a todos os envolvidos. Segundo José Leal Nunes “é um orgulho para a educação de Parauapebas ter alunos performando em competições nacionais como a OBMEP”. Para ele os resultados alcançados são prova do empenho desses alunos e também de professores, gestores e técnicos da rede municipal, que trabalham em conjunto para garantir uma educação com mais qualidade para todos.
PRÓXIMA EDIÇÃO
As inscrições para a OBMEP 2022 e Olimpíada Mirim, que substituirá a OBMEP nível A, já estão abertas e a Semed está acompanhando as inscrições das escolas. Com o retorno das aulas presenciais, a expectativa é que o número de alunos participantes aumente.
Texto: Natália Brito
Fotos: Lucas Alves