Festival chega a sua oitava edição e homenageia Biquíni Cavadão. Prefeitura quer transformar Parauapebas em capital do rock do Pará.
O final de semana foi de muita música, cultura e gastronomia com o maior festival de rock and roll da região sudeste do Pará, o Rock in Roça. Com mais de dez atrações multiculturais – do carimbó, passando pelo reggae até o rock -, a 8ª edição do festival homenageou Biquíni Cavadão. A banda, que foi atração nacional do evento, estava parada devido à pandemia da covid-19 e retomou os shows em Parauapebas.
No Rock in Roça, as atrações vão além de música, sendo que neste ano teve a estrutura ampliada, garantido maior conforto ao público. No local, os participantes podem aproveitar a culinária regional, trilha ecológica com vista para o Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, exposição de artesanato de produtores e empreendedores locais, tirolesa, banho em piscina natural de água corrente, além de uma área de camping para descanso.
O festival reuniu os amantes do rock de diversos locais do Pará. Moradora de Canaã dos Carajás, a pedagoga Valdenice dos Santos comentou sua primeira participação em um evento diferente na roça. “Eu estou amando. Eu nunca fui no show do Biquíni; eu nunca presenciei um evento assim na roça, achei muito legal. É muito bom eventos como esse aqui na região”, destacou a participante.
Neste ano, o festival recebeu o apoio da Prefeitura de Parauapebas, que montou no local uma exposição com os projetos de gemas e joias, biojoias e polo moveleiro, todos organizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden). O estande da Secretaria de Turismo apresentou as rotas turísticas e as peças do museu de Parauapebas, da Secretaria de Cultura (Secult).
“É uma satisfação muito grande chegar na oitava edição de um evento que reúne turismo gastronômico, de evento e turismo rural. E ainda mais com o apoio que a prefeitura vem dando no turismo da nossa cidade com a criação de quatro rotas para transformar nossa cidade na capital do Rock e do ecoturismo”, comentou o idealizador do evento, Pedro Oliveira.
A culinária regional também se destaca no Rock in Roça. “É a nossa primeira vez aqui e está sendo muito gratificante. É uma oportunidade de levar a comida paraense para várias pessoas já que aqui em Parauapebas a gente tem uma variedade de culturas”, disse a proprietária do Tempero Paraense, Jaqueline Silva.
O evento durou dois dias, no sítio Açaizal, e seguiu os protocolos de segurança com a exigência da carteira de vacinação contra a covid-19.
“Esse evento me orgulha muito de participar pela forma com que ele foi criado, pela história que ele tem. É um evento de empreendedorismo da nossa gente e que certamente vai entrar para história como um dos grandes eventos da região”, ressaltou o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, que pretende transformar Parauapebas em capital do rock do Pará.
Texto: Liliane Diniz
Fotos: Renato Resende e Ivan Oliveira/CasaLab