Será na segunda-feira, 20, com a participação de Alessandra Caratti, diretora de Turismo e Cultura de Holambra (SP), conhecida como a Cidade das Flores. No evento, será apresentada a segunda turma do projeto.
Em workshop sobre empreendedorismo feminino, a Prefeitura de Parauapebas fará nesta segunda-feira, 20, a entrega de certificados para a primeira turma do Projeto Florindo o Mundo, que faz parte do Programa Municipal de Investimentos (PMI). São 50 mulheres, que começaram a ser capacitadas em março deste ano pelo projeto comandado pela Secretaria Especial de Governo (Segov) com envolvimento de outras quatro secretarias: de Desenvolvimento (Seden), Meio Ambiente (Semma), Mulher (Semmu) e Produção Rural (Sempror).
A meta é, em quatro anos, profissionalizar mil mulheres em situação de vulnerabilidade social no ramo da jardinagem e cultivo de plantas ornamentais apropriadas para o clima urbano de Parauapebas. Para isso, a prefeitura garante a elas todo o fomento necessário: desde capacitação e acompanhamento técnico até espaço físico, estufas e técnicas de comercialização de plantas e flores.
A finalidade é tornar essas mulheres empreendedoras do ramo e principais fornecedoras das flores que serão utilizadas dentro dos projetos de paisagismo urbano das obras que já estão sendo executadas pelo Prosap e pelas obras que serão executadas pelo PMI.
Workshop para troca de experiências
Com o tema “Florindo o Mundo: Empreendedorismo Feminino e Desenvolvimento Sustentável”, o workshop será realizado durante todo o dia de segunda-feira e contará com participação da diretora de Turismo e Cultura de Holambra (SP), Alessandra Caratti.
Considerada oficialmente pelo governo federal uma estância turística, Holambra realiza todo ano a Expoflora, a maior exposição de flores da América Latina. No final de agosto deste ano, o prefeito Darci Lermen esteve na cidade, com uma equipe técnica, para obter mais referências sobre o cultivo de flores.
O workshop também contará com a gerente do Sebrae em Parauapebas, Ana Suzi Silva Rego, que irá falar sobre empreendedorismo. À tarde, será apresentada a segunda turma de mulheres do Florindo o Mundo a serem capacitadas pelo projeto e será assinado convênio com instituições de ensino para os próximos cursos que serão ofertados às mulheres.
Ainda durante o workshop haverá exposição de produção local de plantas ornamentais, realizado por mulheres microempreendedoras, roda de conversa e troca de experiências e oficinas promovidas pela Semma. ao longo do evento.
VEJA A PROGRAMAÇÃO
8h30 – Abertura oficial
9h – Apresentação do PMI – Projeto Florindo o Mundo
Mesa Redonda: “Empreendedorismo Feminino em Foco: estratégias para a efetivação das políticas públicas inovadoras”
9h30 – Roda de Conversa: “Boas Práticas na Produção de flores, Turismo e Desenvolvimento Sustentável”
11h – Mesa Redonda “Empreendedorismo Feminino em Foco: estratégias para a efetivação das políticas públicas inovadoras”.
11h45 – Debate
12h – Intervalo
14h – Mesa Diretiva, com a composição da Mesa com os gestores das secretarias que compõem o Projeto Florindo o Mundo.
14h15 – Certificação da primeira turma do Florindo o Mundo
15h30 – Aula inaugural de boas-vindas às alunas da segunda turma do projeto.
16h30 – Encerramento
- Texto: Hanny Amoras
- Foto: Arquivo/Ascom