O bairro Vale do Sol foi a primeira comunidade a receber o projeto Mãos à Horta nesta terça-feira (31/8).
A ação, fruto de uma parceria entre o governo municipal, por meio do Prosap, e Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), reuniu alguns moradores para uma oficina de produção vegetal doméstica.
O projeto pretende ensinar a importância das hortas em espaços domésticos e como elas podem mudar a qualidade de vida dos moradores. Equipes de educação ambiental do Prosap e do Saaep estão responsáveis pelos eventos que serão programados para percorrer vários bairros do município.
Além de incentivar o espírito empreendedor, a ação conscientiza como a comunidade pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do município. Nas palestras, os servidores também orientam sobre as técnicas de produção vegetal e a manutenção das hortas domésticas, com aula teórica e prática, e distribuição de mudas e sementes.
Para a educadora ambiental do Saaep, Icleia Cavalcante, a ação é uma forma prática de aproximar a autarquia da comunidade e contribuir para a melhora da qualidade de vida da população. Outro atributo é o incentivo ao empreendedorismo como fonte de renda.
“Através dessa parceria com Prosap, nós do Saaep podemos alcançar a comunidade de forma prática e incentivá-la a desenvolver hábitos saudáveis e conscientes, como a produção de hortaliças cultivadas em casa e o consumo consciente dos recursos hídricos”, salientou a educadora.
Texto e fotos: Ascom/SAAEP