Sehab trabalha para, nesta primeira etapa, beneficiar mais de mil famílias
em dívida com loteadora
Terça-feira, 31 de agosto de 2021. Esta data ficará para sempre marcada na vida e no coração de 23 moradores do bairro Cidade Jardim que, com o Programa Subsídio da Prefeitura de Parauapebas, comemoram agora o fim de um velho problema: as dívidas adquiridas com a Buriti Empreendimentos, na compra de lotes.
É o caso de Antônio Joerbe Mendes de Sousa, que há sete anos estava em débito com a loteadora e que, nesta terça, finalmente voltou pra casa aliviado, dando adeus aos dias de angústia e desespero.
“Quando recebi a ligação de que eu havia sido contemplado chorei bastante, pois acompanhei o sofrimento de muitas famílias que foram despejadas por não conseguir pagar o imóvel. E hoje estamos realizando nosso maior sonho que é a quitação de nossos terrenos”, comemorou Antônio Joerbe.
Para quitar as dívidas, os 23 beneficiários estiveram na sala de reunião do Gabinete da Prefeitura e, com o prefeito Darci Lermen, assinaram o Termo de Concessão de Subsídio Financeiro para Quitação Total de Financiamento Imobiliário, no valor de até R$ 25 mil. Termo assinado também pela gerente da Buriti, Maria Lúcia Cândido.
Eram visíveis a expectativa e o nervosismo do grupo, mas conforme cada um ia sendo chamado para assinatura o sorriso se alargava no rosto e sobravam abraços ao prefeito.
“Agora eu vou poder dormir tranquila, graças a Deus por isso. Agradeço de coração. Agradeço ao prefeito, a todas as pessoas que se empenharam através desse projeto. Estou muito feliz”, disse a auxiliar de Serviços Gerais Ana Regiane Pereira.
A assinatura teve a presença do vice-prefeito João do Verdurão; do secretário de Habitação, José Orlando Menezes; do vereador Rafael Ribeiro; e do presidente da Associação dos Moradores do Cidade Jardim, Alex Sirqueira.
Expansão do subsídio
Divulgado em 2019 pelo prefeito Darci Lermen, o Programa Subsídio passou antes por análises jurídicas para ser viabilizado. A Sehab tem realizado os procedimentos legais para que o programa transcorra de forma transparente junto à comunidade inscrita.
Nesta primeira etapa, a expectativa é de que mil famílias sejam beneficiadas. A secretaria trabalha para, até final de outubro, concluir a análise dos processos do Cidade Jardim, para a partir daí seguir com o programa para outros bairros.
“Queremos que o projeto chegue a todos que possuem débitos com loteadoras no município. Então, o programa será estendido a outros bairros, garantindo assim que todos tenham mais qualidade de vida e moradia digna“, sublinhou Darci Lermen.
Ousadia
Para o vereador Rafael Ribeiro, o programa “é ousado” e avançou ainda mais com os diálogos mantidos com a loteadora, que abriu mão das multas e dos juros por atraso para facilitar o pagamento pelos devedores. Além disso, a empresa dá desconto de 50% nos honorários advocatícios aos beneficiários em processo judicial e de 0,5% sobre os valores em aberto, o que possibilitou que mais pessoas fossem beneficiadas.
- Texto: Hilda Barros
- Colaborou: Hanny Amoras
- Fotos: Elienai Araújo