Os estudantes da rede pública de ensino de Parauapebas mais uma vez fizeram bonito em competições estudantis. Eles conquistaram 30 medalhas (4 ouro, 6 prata e 20 bronze) e 271 menções honrosas no Concurso Canguru de Matemática Brasil deste ano.
Criada na França e realizada pela Associação Canguru sem Fronteiras, a Canguru de Matemática é a maior competição internacional dessa área do conhecimento, com presença em mais de 80 países. Participaram da competição em 2021, mais de seis milhões de estudantes de escolas públicas e privadas do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3ª ano do Ensino Médio.
Parauapebas já se destaca na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) e tem ganhado visibilidade também na Canguru. Em 2020, conquistou 7 bronze e 78 menções honrosas.
As escolas que mais se destacaram na competição em 2021 foram: Dorothy Stang, com 8 medalhas (2 prata, 6 bronze e 20 honra ao mérito), Fernando Pessoa, com 6 medalhas (1 ouro, 5 bronze e 37 honra ao mérito) e Terezinha de Jesus, com 4 (2 prata, 2 bronze e 56 honra ao mérito).
Para o gestor da escola Fernando Pessoa, Gileno Rodrigues dos Santos, o município tem um potencial muito grande e ao motivar os alunos, os resultados estão aparecendo cada vez mais. “A nossa escola busca sempre valorizar o potencial do aluno, isso dá mais ânimo para que eles queiram participar das competições. Posso afirmar, enquanto gestor, que cada conquista só nos dá mais ânimo para acreditar que vale a pena acreditar no potencial dos nossos alunos, vale a pena desafiá-los”, afirma Gileno.
O aluno Enzo Gabriel Souza é um exemplo do quanto a motivação faz a diferença. Ele participou da competição em 2020, mas sem sucesso. Já em 2021, obteve medalha de ouro. “Sempre gostei da disciplina de matemática, em 2020 participei do concurso, mas a pontuação não foi boa e esse ano com muito esforço e a ajuda dos professores tive uma ótima pontuação”, comemora o estudante, dizendo que é o orgulho da família.
O secretário de Educação, José Leal Nunes, comemora mais esta conquista. “Parauapebas tem se tornado referência neste tipo de competição. A cada ano aumentamos o nosso número de medalhistas. Tudo isso só tem sido possível devido o bom trabalho realizado por nossos educadores e os investimentos feitos pelo Governo Municipal na educação”, destacou o titular da Semed.
Texto: Messania Cardoso
Fotos: Semed