Organizações da Sociedade Civil recebem recursos para o desenvolvimento de atividades esportivas

publicado: 30/06/2021 13h51

Desde mês de maio, a Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) iniciou o processo de assinatura dos convênios de parceria entre as Organizações da Sociedade Civil (OSC’S)  do segmento esportivo e o governo municipal.

Para esse ano, a expectativa era que 29 entidades pudessem participar, porém cerca de 15 apresentaram o plano de trabalho, portfólio com o histórico de atividades, além de outros 60 itens essenciais exigidos no checklist fornecido pela Coordenadoria de Convênios Municipal. “ Dentro do convênio, uma das exigências é a prestação de contas das entidades, porém se houver inconsistência de dados ou a falta de algum documento que comprove como foi usado o recurso público, ficam impedidas de tentarem uma nova parceria. Todas as informações ficam a disposição da população para consulta no Portal da Transparência”, declarou o gestor de convênios da Semel, Joelson Leite.

Segue a lista das OSC’s que já foram contempladas até agora e um breve histórico de atuação de cada uma delas:

Associação Girão de Artes Marciais (AGAM): O projeto para esse ano será o “Arte de vencer”, que  oferece aos alunos, dentro da faixa etária de 05 a 60 anos de idade, a possibilidade de receber aulas de karatê, capoeira, futebol e informática. Além da oportunidade de participarem de competições a nível estadual e nacional através da Federação Paraense de Karatê (FEPAk), e Confederação Nacional de Karatê do Brasil (CNKB). Os locais de atendimento são nos bairro dos Minérios, Liberdade Populares II, Tropical I e II.

Fundação Bom Samaritano – Projeto Esperança Esporte e Cidadania – Brincando com Seriedade: Atende crianças e adolescentes entre 09 a 15 anos de idade. Está localizada no bairro Primavera.  Esse ano é a primeira vez que celebra o termo de fomento com prefeitura e vai realizar atividades de: futebol, karatê, xadrez, dança contemporânea, encontros e palestras sobre prevenção.

A Associação Parauapebense Esportivo Educacional de Ciclismo, Atletismo, Artes Marciais, Esporte, Cultura e Natação (Aspeecam): Está em funcionamento com sede no bairro Liberdade I, bairros Casas Populares II, Guanabara e Cidade Jardim. Tem o objetivo de proporcionar igualdade e participação dos município através do Projeto Esportivo Educacional de Inclusão Social, Karatê, Artes e Cultura (PEISKAC).

Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará (Aepa): Oferece para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, aulas de judô e jui- jitsu nos polos dos bairros da Paz, Cidade Nova e Altamira. A instituição funciona desde 2013, mas só em 2017 foi firmada a parceria entre a Prefeitura de Parauapebas por meio de Semel.

Liga Esportiva de Parauapebas (LEP): Fundada em 1989, desde então promove os campeonatos municipais de futebol de Parauapebas. No estádio Rosenão promove campeonatos nas categorias sub-18, máster, 1ª e 2ª divisão, sendo que atualmente conta com 19 equipes, anualmente realiza mais de 260 jogos dentro de suas competições.

Instituto Ágape: Atende cerca de três mil alunos de forma gratuita com escolas de karatê, futebol, balé, capoeira, boxe, música, zumba, canto, violão,  percussão. O Instituto oferece cursos profissionalizantes de assistente administrativo, operador de caixa, mecânica de autos, massoterapia, inglês, informática e reforço escolar. Fica localizado no Bairro da Paz.

Associação Ramos Parauapebense de Karatê Educacional (Arpake): Fundada em 2002, a Arpake tem a meta de atender 600 crianças em 2021. A associação oferta aulas de violão, karatê, capoeira, balé, teatro, futebol e zumba, além de oferecer apoio psicológico. A Arpake fica localizada no Bairro Primavera.

Para os próximos dias estão previstas as assinaturas do Abadá Capoeira, onde o projeto de ações está incluído o público com a faixa etária de 06 a 60 anos dentro do Projeto “Fazer o Bem, Faz Bem” – Educando com Arte, o Parauapebas Futebol Clube (PFC) time profissional que prepara crianças e adolescentes para o cenário esportivo do futebol.  O Instituto Estrela do Futuro que chega apresentando o projeto “Por um amanhã melhor” e pretende atender esse ano mais de 300 crianças com suas ações sociais esportivas.

A Associação dos Moradores do bairro Rio Verde (AMBRV), que oferece dentro do Projeto Mais Esporte, oficinas e capacitação esportiva para cerca de 200 participantes entre adultos e crianças. E ainda o Instituto Samurai Zen que atua no ramo de artes marciais e foi fundado no ano de 2007, União dos Ciclistas de Parauapebas (UCP), que esse ano entra a primeira vez para celebração.

A Associação de Desenvolvimento Esportivo Educacional e Cultural de Artes de Parauapebas (Asdecap), fundada em 2013 e suas atividades principais associativas estão ligadas à cultura e arte.   Associação Manbol Brasil (AMB) que apresenta em mais um ano o projeto Manbol na Comunidade que consiste em levar o esporte aos principais pontos da cidade e a Asbep.

A lista completa com todas as instituições pode ser conferida nas redes sociais da Semel, página do Facebook (semelparauapebasoficial) ou pelo Instagram (@SemelParauapebas), ou pelas redes sociais da Prefeitura de Parauapebas.  

 

Texto Cleidi Rodrigues/Semel

Fotos: Semel