COMUNICADO

publicado: 11/06/2021 16h25

Com relação às acusações disseminadas na tarde de ontem (9) pelo vereador Aurélio Goiano em suas redes sociais, envolvendo a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e relacionadas aos materiais inservíveis que estão na marcenaria do órgão, a Prefeitura de Parauapebas esclarece o seguinte:

  1. A rede municipal de ensino possui atualmente cerca de 48 mil alunos matriculados em 72 escolas, cujas mobílias sofrem desgastes e, sempre que necessário, são substituídas por mobiliário novo para melhor atender os estudantes.
  2. A mobília que se encontra na marcenaria, principalmente as carteiras, são fruto de anos de recolhimento, inclusive de administrações anteriores. As últimas substituições foram realizadas recentemente, após as manutenções das escolas e a reorganização dos espaços.
  3. O processo de recuperação desse tipo de material é mais oneroso que a aquisição de novos, já que não termos equipamentos nem mão de obra qualificada, além do que os procedimentos para reforma também precisam ser licitados.
  4.  O material que se encontra no espaço será leiloado, contudo o processo foi retardado por causa da pandemia do novo coronavírus.
  5. É sabido que os vereadores têm a prerrogativa de fiscalizar, mas o vereador Aurélio Goiano tem invadido espaços institucionais sem prévia comunicação, em horários inapropriados, com atitudes que podem caracterizar coação a servidores, bem como tem feito várias suposições e ilações infundadas, a fim de confundir a opinião pública, o que poderia ser evitado caso ele buscasse informações oficiais.
  6. A Semed já implantou nas escolas municipais um projeto de conservação do patrimônio escolar, que irá contribuir para a manutenção dos equipamentos.

Cabe frisar que o governo municipal não foi procurado em momento algum para esclarecer quaisquer das situações aventadas pelo vereador Aurélio Goiano até o presente momento.

 

Assessoria de Comunicação