Cerca de 19 profissionais da educação (gestores, professores, técnicos educacionais e conselheiros) participaram nos dias 17 e 18 de uma capacitação sobre o Plano de Ações Articuladas da Educação (PAR), na escola Cecília Meireles. A formação foi ministrada pela professora Viviane Cunha, especialista no Simec/PAR.
O PAR é um instrumento de planejamento da educação, um plano estratégico de caráter plurianual, que possibilita a conversão dos esforços e das ações do Ministério da Educação, das secretarias de Estado e Municípios, em um Sistema Nacional de Educação.
A elaboração do PAR é requisito necessário para o recebimento de assistência técnica e financeira do FNDE/MEC e possibilitará ao município uma maior organização e eficiência na captação de recursos federais neste quadriênio.
“É através das iniciativas do PAR que trazemos dinheiro para a aquisição de livros, alimentação escolar (merenda), dos ônibus que transportam os alunos, a construção de novas creches e escolas, dentre outras ações de grande relevância”, aponta o coordenador do Departamento de Projetos e Convênios da Semed, Francisco Fernandes.
O secretário de Educação, José Leal Nunes, e a secretária adjunta Socorro Silva, também participaram do evento. Para eles o momento foi de grande relevância e contribuirá com o desenvolvimento de ações que garantam a ampliação do acesso, permanência e o sucesso com equidade para todos os estudantes da rede municipal de ensino.
Texto e foto: Messânia Cardoso