Para apresentar as novas metodologias de trabalho da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) e ampliar o diálogo com mulheres produtoras e cooperadas que atuam na Feira da Agricultura Familiar no Shopping, foi realizada reunião nesta quinta-feira, 11. O encontro obedeceu aos protocolos de prevenção da covid-19.
Trabalham na feira integrantes das cooperativas Filhas da Terra, Filhas do Mel, Delícia da Amazônia e Flor do Carajás, todas formadas por mulheres. Os gestores da Sempror, Milton Zimmer, secretário, e sua adjunta, Suely Guilherme, reforçaram que a valorização e o fortalecimento da produção rural no município são prioridades.
Os gestores destacaram a importância do apoio técnico setorial disponibilizado pela secretaria e explicaram o funcionamento dos seguintes programas destinados aos produtores rurais do município: Horta Urbana, Horta Comunitária, Fruticultura, Bovinocultura, Pequenos Animais, Apicultura, Piscicultura e Ciclo Curto.
“A agricultura é uma matriz forte e importante para o município. Para isso acontecer precisamos de acompanhamento, investimento e, principalmente de técnicas quem melhorem a produção e a venda desses produtos no mercado local e, quem sabe até no estadual. O governo municipal tem como prioridade fazer isso acontecer por meio dessa parceria entre poder público e produtores”, afirmou Milton Zimmer durante a reunião.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Tanto o fomento à agricultura, quanto a promoção à igualdade de gênero integram os indicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O planejamento de todas as ações da Prefeitura de Parauapebas está pautado nesses objetivos, incluindo as desenvolvidas pela Sempror.
Homenagem às mulheres
Aproveitando o encontro, as mulheres que participaram da reunião participaram de um café da manhã e receberam brindes em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Texto: Márcia Moura (Sempror)/Karine Gomes
Fotos: Márcia Moura
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP