Um acordo de cooperação técnica entre a Agência Nacional de Mineração (ANM) e os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás já vem sendo costurado em Brasília, para ampliar todas as atividades minerais na região, de forma sustentável, para impulsionar a economia e gerar mais emprego e renda nos dois municípios.
O acordo foi o teor da reunião realizada na capital federal nessa quinta-feira, 4, entre o diretor nacional de Mineração, Eduardo Leão, com representantes dos dois municípios.
A comitiva de Parauapebas foi liderada pelo prefeito Darci, com a participação do vice-prefeito João do Verdurão; e do secretário especial de Governo, Keniston Braga; enquanto a equipe de Canaã foi liderada pela prefeita Josemira Gadelha. Vereadores de ambos os municípios participaram do encontro.
Entre os mais relevantes assuntos tratados, a fiscalização da exploração mineral, a verticalização do minério a e regulamentação de pequenas mineradoras.
O objetivo central da cooperação técnica é que haja conciliação operacional entre os municípios e a iniciativa privada, para que os resultados de geração de emprego e renda sejam otimizados na ampliação das atividades minerais e, por consequência, o desenvolvimento de todas as áreas vinculadas.
A expectativa é de que em 60 dias Parauapebas e Canaã dos Carajás já estejam integrados com a ANM na busca de todos os resultados de desenvolvimento sustentável da região.
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP