
Também na zona rural, grupamento trabalha para reduzir índices de violência,
inclusive contra a mulher.
A Guarda Municipal de Parauapebas segue com suas atividades pela cultura de paz nas escolas. Na última sexta-feira, dia 13, a GMP, por meio de seu Grupamento Comunitário Escolar (GCE) e o Grupamento de Ações com Cães (GAC), realizou mais uma ação de prevenção da criminalidade e da violência. Dessa vez, a instituição contemplada foi a escola municipal União do Povo, na vila de Terra Roxa, comunidade que fica na região do Contestado, distante 80 quilômetros de Parauapebas.
Alunos e familiares, professores, funcionários e gestão escolar receberam palestras com os temas “Guarda Municipal no Enfrentamento das Diversas Faces da Violência contra a Mulher” e “Violência Escolar: construindo o diálogo na escola”.
“Em uma faixa de boas-vindas estavam escritos os princípios mínimos de atuação das guardas municipais, que são a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, e estão previstos na Lei Federal nº 13.022/2014, que é o Estatuto Geral das Guardas Municipais. Isso mostra que as comunidades vêm buscando conhecer de fato nossa instituição”, diz Valterlan Silva, coordenador do GCE.
O guarda municipal destaca, ainda, que cada vez mais a GMP tem conquistado a “confiança e a credibilidade da população, por meio dos serviços diferenciados de segurança pública, no trato adequado com a população parauapebense”.
Há três anos, o GCE tem desenvolvido ações nas escolas municipais e estaduais das zonas urbana e rural, por meio da Operação Volta às Aulas. E, este ano, implantou também o projeto “Por uma Cultura de Paz nas Escolas” que, em 12 dias de operação no mês de fevereiro, alcançou 13 mil pessoas entre alunos, pais, professores e demais servidores da educação.
Serviço:
Se precisar de ajuda, o cidadão pode acionar a Guarda Municipal pelos números: (94) 3346-2182 / 3346-7510 / 3346-2250.
- Texto: Sara Dias
- Fotos: Guarda Municipal/Semsi