Evento teve participação de indígenas e abordou o tema “Políticas públicas para a juventude: perspectivas e desafios”
Jovens de Parauapebas participaram da IV Conferência Municipal de Juventude realizada nos dias 6 e 7 deste mês, no Centro Universitário (Ceup). Os participantes discutiram e expuseram suas ideias de forma democrática contribuindo com o fortalecimento de políticas públicas que beneficiem ainda mais o segmento.
“A conferência retrata como a juventude está envolvida e buscando o seu direito. É como sempre falamos, nada melhor do que a gente para apresentar os caminhos para ações voltada o jovem”, apontou Gabriel Assis, delegado e representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca).
A IV Conferência contou com várias palestras que giraram em torno do tema “Políticas públicas para a juventude: perspectivas e desafios”. De acordo com Tamanda Alves, representante da sociedade civil na Comissão Organizadora, o debate contribui com as ações do governo em prol dos jovens. “Temos o desafio de não deixar a juventude ser esquecida, de pautar a melhora para os jovens. Durante a discussão, vamos apontar caminhos para que o jovem tenha o protagonismo e que seus direitos sejam defendidos”, disse Tamanda.
Antes do grande encontro em Parauapebas, a comissão organizadora realizou 13 pré-conferências, nas zonas urbana e rural, e o desafio de integrar foi superado. O rico debate também contou com a presença de jovens índios da comunidade Xicrin. “Eu estou muito feliz em vim aqui e representar o meu povo Xicrin do Cateté. É a segunda vez que eu participo e estamos aqui para contribuir”, disse Cauê Xicrin.
Durante a conferência, foram eleitos 14 membros do Conselho Municipal da Juventude (Comjup), representando a sociedade civil. São sete titulares e sete suplentes. Os titulares são: Tamanda Alves Almeida, Pablo Rafael Alves Pereira, Wanderson Conceição Almeida, Edivaldo da Silva Sousa, Wilson Matheus Gomes da Silva, Milena Lima de Sousa e Okete Kayapó.
Já os representantes do governo municipal, que são indicados pela própria gestão, deverão ser definidos até o final desta semana.
Valorização da Juventude
Nos debates, os participantes puderam avaliar as ações do município e planejar o futuro. A Prefeitura de Parauapebas investe em políticas públicas sérias que buscam a inserção do jovem no mercado de trabalho, acesso à educação e a serviços de saúde e cidadania.
“Muito foi feito pela juventude de Parauapebas nos últimos três anos. Recentemente, tivemos o Cursinho Popular da Juventude em vários bairros de Parauapebas. Oferecemos também vários cursos de formação profissional, além de ampliarmos e fortalecermos as Caravanas da Juventude, que levam serviços de saúde e cidadania aos bairros da cidade e zona rural”, detalhou Rafael Ribeiro, coordenador municipal da Juventude.
- Texto: Anne Costa
- Fotos: Irisvelton Silva
{lightgallery type=local path=images/ANO_2020/MARCO/CONFERENCIAJUVENTUDE Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}