Em continuidade às ações da campanha Janeiro Roxo – Prevenção e Combate à Hanseníase, profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Guanabara participaram de uma capacitação, na sexta-feira (24), com foco no diagnóstico precoce e tratamento da doença.
“O objetivo é estimular e capacitar estes profissionais para o diagnóstico precoce e tratamento oportuno, evitando sequelas e limitações que podem ser causadas pela Hanseníase. Os participantes devem compartilhar o conhecimento com outros profissionais da atenção primária e trabalhar, de forma integrada, com a vigilância em saúde para ampliarmos as chances de um combate efetivo da doença”, destacou Hilda Silva, gerente da UBS.
“Capacitações como essas são muito importantes para nos atualizarmos, aprendermos cada dia mais e levarmos conhecimentos para a nossa população, dessa maneira, podemos ajudar na prevenção de novos casos da doença”, destacou a médica que atende na UBS, Suzy Sobrinho.
O técnico de enfermagem Romário Feitosa ministrou a palestra sobre o tema e explicou como identificar a doença, “a Hanseníase ataca os nervos e a pele, causando manchas dormentes no corpo. Também aparece em forma de caroços ou nódulos, geralmente no rosto ou orelhas. Essas manchas não coçam, não incomodam, não doem e nem soam, por esse motivo, muitas vezes, as pessoas ignoram os sintomas e não conseguem ter um diagnóstico precoce”.
“A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de evolução crônica, que se manifesta, principalmente, por meio de lesões na pele e sintomas neurológicos. Ações como a do Janeiro Roxo são importantes para que a população tenha mais informações sobre a doença e para que ocorra uma intensificação de busca ativa de doentes, com o tratamento oportuno e interrupção da cadeia de transmissão da mesma”, destacou o gestor da Saúde, Gilberto Laranjeiras.
Mais ações da campanha
No sábado (25), os moradores da Palmares Sul receberam a equipe do Departamento de Vigilância em Saúde (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em uma ação que disponibilizou os seguintes atendimentos: aferição de PA; teste rápido para Sífilis; teste de Glicose; marcação de Exames; Palestra sobre Hanseníase.
Texto: Nívea Lima/Karine Gomes
Fotos: Nívea Lima
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP