O assunto da semana para estudantes do ensino médio, técnico e superior de Parauapebas, de nove estados brasileiros e três países da América Latina é a experiência em divulgar para o mundo seus trabalhos na IV Feira de Parauapebas, Ciência, Tecnologia e Inovação – Fepacti.
A abertura oficial ocorreu na segunda-feira, 11, no Ginásio Poliesportivo, e contou com a participação de alunos, sociedade civil e autoridades que assistiram apresentações culturais dos projetos sociais da Prefeitura e dança tradicional Paraguaia. O evento que cresce a cada ano, selecionou mais de 100 projetos relacionados a Ciência na Mineração.
A aluna Celeste Leon, que veio direto do Paraguai para a Fepacti, está trocando experiências com outros estudantes sobre seu projeto. “Estou estudando as dificuldades que afetam as atividades econômicas dos artesãos, assim como a formalização e capacitação profissional”, explica.
O prefeito Darci Lermen estava feliz com o entusiasmo dos estudantes. “Queremos que nossa juventude desperte para o conhecimento científico. O conhecimento é transformador e ajuda na vida das pessoas. É por isso que estimulamos ações como esta”, ressalta. Flávio Veras, secretário municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semect), convida a população para participar da Feira. “É uma grande oportunidade para conhecer os projetos do nosso município, nosso país e do exterior”, disse.
A Fepacti está aberta até quinta-feira, 14, das 9h às 12h.
Texto: Andréa Reis
Fotos: Felipe Borges e Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP
{lightgallery type=local path=images/ANO2019/NOVEMBRO/ABERTURAFEPACTI Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}