Durante uma sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Vereadores de Parauapebas, realizada nesta quarta-feira (24), os vereadores anunciaram que destinarão emenda parlamentar específica para a aquisição de um veículo que será adaptado para atendimento de saúde da mulher de forma itinerante.
Na ocasião, foi feita a entrega simbólica de uma unidade móvel de saúde especializada, em modelo de carreta, denominada Saúde Móvel da Mulher, a ser adquirida pela Câmara Municipal, por meio de emendas parlamentares, para prevenir, diagnosticar e tratar pacientes de câncer.
Ao usar a palavra, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Gilberto Laranjeiras, justificou inicialmente a ausência do prefeito Darci Lermen, por se encontrar em Brasília; colocou à disposição de vereadores e da população os serviços da secretaria para tratamento de pacientes com câncer; declarou ter perdido entes queridos vítimas de câncer; e disse estar empenhado em 2020, com o novo orçamento financeiro para saúde, em contemplar o município de Parauapebas com o sistema de oncologia.
A enfermeira Cleice Rosani Portela, da Semsa, apresentou um trabalho de sensibilização de prevenção de câncer de mama, com estatística e serviços ofertados pela secretaria, destacando a importância do autoexame nos seios e exames clínicos durante todo o ano.
Atendimento especializado com mastologista e exames de mamografia
Além dos atendimentos de prevenção realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a rede pública municipal conta com atendimento especializado de mastologista, assim como exames de mamografias, disponibilizado na policlínica municipal.
De janeiro a agosto deste ano foram realizadas 320 consultas com mastologista, e de janeiro a setembro 1.491 exames de mamografias. As mulheres que necessitam desse atendimento especializado precisam do encaminhamento disponibilizado pelo clínico geral da UBS, que também pode solicitar o exame de mamografia.
O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento. Em relação à avaliação das mamas, preconiza-se para mulheres: mulheres de 40 a 49 anos – realização do exame clínico das mamas por profissional da saúde, e realização de mamografia, somente se existir indicação da equipe de saúde; mulheres de 50 a 69 anos – realização do exame clínico das mamas por profissional da saúde e realização de mamografia de 2 em 2 anos, ou em intervalos menores, dependendo do resultado da mamografia anterior.
Mulheres com elevado risco para câncer de mama (histórico familiar e/ou histórico pessoal de câncer de mama) não tem restrição de idade para realizar o exame de mamografia. Se a mulher perceber alguma alteração na mama, deve procurar a UBS mais próxima da sua casa.
Texto: Karine Gomes com informações da Ascom da Câmara de Vereadores de Parauapebas
Fotos: Lucas Dias/Ascom da Câmara de Vereadores de Parauapebas
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP