Equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos Minérios, da Paz, Altamiro Borba, Rio Verde e Centro PIPA realizaram na manhã desta terça-feira, 02, ações integradas para alertar sobre o abuso e exploração sexual e trabalho infantil envolvendo crianças e adolescentes.
“Muita gente desconhece as leis, e outra, o cidadão tem que denunciar esses crimes. Eu acho muito importante essas ações justamente para isso, a população tem que se conscientizar que as crianças precisam ser protegidas”, afirmou Diana Maia, vendedora.
Blitzes foram realizadas em alguns pontos da cidade. E na esquina das ruas do Comércio e Sol Poente, no bairro Rio Verde, pedestres e condutores receberam panfletos informativos. Os idosos usuários do CRAS Rio Verde também participaram da ação. “A gente vai fazer essas ações todo mês, intensificando a mensagem de proteção às nossas crianças e adolescentes”, destacou Sonia Pinto, coordenadora do CRAS Rio Verde.
No prédio da Prefeitura de Parauapebas, mais atividades. Alunos das oficinas de hip-hop e danças folclóricas do PIPA fizeram apresentações. Demonstrando a importância de garantir os direitos e integridade de crianças e adolescentes. “No PIPA a gente brinca, tem esporte, lazer, se alimenta e faz muitas coisas. Criança é pra ter tudo isso mesmo. Criança tem que estudar, esse é um direito nosso”, afirmou Mohâmila Desayd, aluna do PIPA.
“A essência do nosso trabalho é garantir os direitos das crianças e adolescentes. Realizamos também as campanhas periódicas, e essas ações agora serão estendidas sendo realizadas mensalmente”, conclui Jorge guerreiro, secretário municipal de Assistência Social.
Texto: Anne Costa
Fotos: Jhonathan Felipe
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP