Um espetáculo emocionante de balé, com repertório pensado minuciosamente pela equipe de professores do Projeto Educando Pelo Esporte – Balé, foi apresentado ao público na segunda-feira (24), no Centro Cultural Parauapebas. Mais de 500 bailarinas atendidas pelo projeto, com aulas no ginásio poliesportivo e no polo esportivo da VS 10, se apresentaram.
A pequena Dávini Kaiane, que tem 11 anos e faz aulas no ginásio, fez bonito em suas quatro apresentações, duas delas a solo, “eu amo balé, em uma apresentação como essa dá um nervosismo enorme, mas o amor e a felicidade pela dança são maiores”. A mãe da Dávini, a servidora pública Mayara Garcia, fala sobre a importância do projeto para sua filha.
“Ela sempre gostou de balé, e com as aulas ela tem aprendido bastante e se desenvolvido muito, já participou até de competições. Acredito que vale muito a pena o investimento que o poder público faz em projetos como estes, sem dúvidas dá muito resultado para nossas crianças e jovens”, destacou Mayara.
Sobre o espetáculo, o secretário de esporte, Laoreci Diniz, disse que é o resultado de um intenso trabalho dos profissionais responsáveis e que “é um momento bonito, delicado. Ficamos muito felizes em poder proporcionar isso à nossa comunidade”.
“Trabalhamos com nossos alunos prioritariamente balé clássico. Temos dois grandes eventos no ano, este é o primeiro, que marca o semestre, antes das férias, com um espetáculo livre. O segundo ocorre no fim do ano, quando direcionamento toda a programação para um tema, preparamos, além da coreografia, o cenário, os figurinos, um grande trabalho, que gera um espetáculo belo”, destacou Michela Torres, coordenadora do Balé da Secretaria Municipal de Esportes (SEMEL).
A professora Larissa de Kássia, foi aluna do projeto, estudou por sete anos e hoje é professora, “fazer um espetáculo como este é emocionante para os alunos, sei muito bem disso, e este é uma grande oportunidade para todos que gostam do balé”.
Texto: Karine Gomes
Fotos:Lucas Dias
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP