No mês de aniversário da cidade, comemorado em maio, milhares de estudantes da rede pública de ensino ganharão um presente especial: espaços mais confortáveis e bonitos para o desenvolvimento das atividades educacionais, uma vez que, a reforma de muitas das 43 escolas, iniciadas na segunda quinzena de março, estão a todo vapor.
As obras de reforma ocorrem simultaneamente às atividades letivas, com os devidos cuidados e adequações necessárias, sem prejudicar o andamento das aulas. Os serviços são intensificados principalmente aos finais de semana e nos demais períodos em que não há aulas.
Na escola Antônio Matos, localizada no bairro Nova Vida, os dois blocos de salas de aula já foram concluídos, restando apenas a área administrativa e a parte externa da escola. Josiane Martins Rezende é mãe de dois alunos da escola, ela tem acompanhado o trabalho na instituição e está ansiosa pelo término da obra. “Infelizmente a escola não estava em boas condições. Hoje, muita coisa já mudou, imagina quando concluída a reforma: vai ficar excelente!”, avalia a mãe.
O primeiro bloco da Escola Faruk Salmen também já foi entregue e, na próxima semana, outro será finalizado. Maria Eduarda Alves da Silva, aluna do 9º ano, está satisfeita com o resultado do trabalho realizado. “O meu bloco está ótimo. Acredito que a escola ficará linda. Nós, estudantes, precisamos de um ambiente agradável para aprender mais”, destaca a jovem.
Segundo o secretário de Educação, Luiz Vieira, a reforma contempla serviços de infraestrutura em geral como: reparos ou troca de telhados, pisos, forros e ar-condicionado; manutenção elétrica e hidráulica; pintura; entre outros. “Em uma escola bonita e mais confortável, com certeza, o ensino e a aprendizagem serão mais bem efetivados”, afirma Vieira.
EMPREGO E RENDA
Com esse volume de obras, cerca de 600 novos postos de trabalho diretos são gerados no município, garantindo assim mais emprego e renda para a população. “A contratação de mão de obra local foi uma recomendação do prefeito e está sendo cumprida”, garante o gestor da Educação.
O pedreiro Josafá Araújo é um dos beneficiados. Ele estava desempregado há quase um ano e viu nas reformas uma oportunidade de emprego. “É muito bom ter o salário garantido no final do mês. Estou contente demais com esta oportunidade, onde posso desempenhar a minha função e contribuir com os estudantes”, festeja o servidor.
Texto: Messania Cardoso
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação – ASCOM | PMP
{gallery}/ANO2019/ABRIL/REFORMA43ESCOLASS/{/gallery}