Para garantir água com mais qualidade à população, a prefeitura de Parauapebas, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), tem investido no processo de tratamento e distribuição de água na cidade.
Um exemplo é a Estação de Tratamento de Água I. A ETA I passa por reformas que tornam o sistema ainda mais eficiente aumentando a capacidade de produção. O Saaep também realizou a troca das comportas da ETA I. Essas comportas não passavam por manutenção desde que foram inauguradas, há mais de mais de 20 anos.
As comportas ficam alocadas nos filtros e auxiliam o processo de retrolavagem, tornando a operação mais eficiente, diminuindo as perdas de água no sistema e evitando paradas no fornecimento de água durante a limpeza dos filtros.
A Estação de Tratamento de Água II também recebeu melhorias nos filtros descendentes com a instalação de janelas de visita que auxiliam na troca do material filtrante e ainda colocou em operação válvulas que estavam inoperantes. A iniciativa trouxe mais agilidade para o sistema de tratamento.
Já as Estações da Palmares e Tropical receberam manutenção nas válvulas de distribuição e impermeabilização dos filtros ascendentes e descendentes respectivamente. As reformas ainda estão acontecendo e contam com avanços no sistema de iluminação e segurança do complexo ETA, instalação de novo laboratório para análise de água e reativação do sistema de envasamento de água.
“Nós acompanhamos de perto todas as operações e estamos trabalhando para ampliar a produção de água da ETA I com a construção de mais uma ilha de tratamento”, afirma Sérgio Balduíno, diretor do Saaep.
Assessoria de Comunicação – ASCOM | PMP
{gallery}/ANO2019/ABRIL/SAAEPRENOVA/{/gallery}