Em duas etapas serão construídas 1.194 novas moradias para famílias de menor renda dentro do Programa Minha Casa Minha Vida
As obras do Projeto Nova Carajás IX foram retomadas e ocorrerão em duas etapas, sendo que na primeira serão edificadas 696 unidades habitacionais enquanto que na segunda serão construídas 498 moradias. A Amec Construtora LTDA é a empresa responsável pela conclusão das obras do empreendimento que beneficiará mais de mil famílias com moradia digna.
A retomada do projeto se torna realidade após a Prefeitura de Parauapebas executar o processo de retirada das famílias que ocupavam irregularmente a área há algum tempo. Diante da necessidade de ofertar um lar a quem mais necessita, a gestão municipal intermediou a desocupação da área localizada no bairro Nova Carajás.
A ação ocorreu de forma pacífica, durante toda a semana passada, e reuniu esforços das secretarias de Habitação (Sehab), Obras (Semob), Serviços Urbanos (Semurb) e de Segurança Institucional (Semsi), por meio da Guarda Municipal.
Das 738 famílias que ocupavam a área do projeto, 94 foram levadas para um local provisório localizado no bairro Alvorá. As demais famílias preferiram ir para casas de parentes e amigos.
Durante o início da ação de remanejamento, que contou com a presença do prefeito Darci Lermen e da secretária adjunta de Habitação, Andréia Lima, dentre outras autoridades municipais, a comunidade ofereceu um café da manhã como agradecimento ao governo pela sensibilidade de intervir no processo a fim de que as famílias não ficassem desemparadas.
“Esse lugar tem todas as condições necessárias para abrigar bem essas famílias. Essas pessoas estão indo para o abrigo provisório para que, em breve, tenham um lugar perfeito pra morar, um lugar bonito, um lugar digno. Esse programa habitacional é pra quem precisa. Nós sempre falamos isso e assim vai ser. Aqueles que precisam, nós vamos fazer os encaixes direitinho, já está sendo feito todo o trabalho e eu vim aqui pra dizer que estou com vocês”, assegurou Darci Lermen.
De acordo com a assistente social da Sehab, Roseliana Brito, as famílias foram direcionadas ao abrigo provisório a partir do entendimento da gestão de que era necessário o amparo a elas.
“Foi uma causa que o governo abraçou. E o serviço social da Sehab está todo aqui pra dar apoio às famílias na questão do remanejamento, direcionando-as para um local mais adequado, mais digno de moradia”, ressaltou.
Atividades como palestras, serviços essenciais de saúde e assistência social estão em planejamento para atender as famílias que estão no abrigo provisório. A dona de casa Milena Costa, casada e mãe de duas crianças, é uma das pessoas atendidas e satisfeitas com a iniciativa da prefeitura. “É bom pra gente porque a maioria desse povo não tem lar pra morar e esse abrigo foi um motivo bom pra fazer nossas casas”, disse.
COMPARECIMENTO À SEHAB
A construção do Nova Carajás IX vai contemplar, incluindo suas duas fases, 1.194 famílias de menor renda. Trata-se de um projeto do governo federal que faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), tendo como agente financiador o Banco do Brasil.
Serviço: As famílias que optaram em residir na casa de parentes deverão comparecer ao Setor de Cadastro da Sehab, localizado na rua M, n° 180, bairro União, no horário de atendimento de 8h as 14, para atualizarem o novo endereço em que se encontram.
Atenção! A atualização é necessária para inclusão no banco de dados para acesso a programas habitacionais do município.
- Texto: Jéssica Borges e Rayssa Pajeú
- Fotos: Bruno Cecim – Helder Messiahs
- Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP
{gallery}/Fotos2018/SEMOB2/NOVACARAJASIX{/gallery}