Programação vai até domingo, 23, e quer envolver toda a população
na luta contra o preconceito
O governo municipal e movimentos sociais reuniram autoridades e a imprensa na segunda-feira, 17, para apresentação oficial da programação da Semana da Diversidade e da 12ª Parada LGBTI, que ocorrerá na cidade até domingo, 23.
Essa é a primeira vez que ocorre a Semana da Diversidade no município, buscando mais respeito, igualdade, garantia de direitos com o despertar de consciências quanto às políticas publicas nacionais, estaduais e municipais voltadas ao segmento LGBTI.
“Organizamos uma vasta programação para esta semana não somente para a comunidade LGBTI, mas para toda a população. Esse é novo formato que ocorrerá pela primeira vez em Parauapebas”, ressaltou James Sousa, coordenador do Departamento de Relações com a Comunidade (DRC) e membro do comitê organizador do evento.
O prefeito Darci Lermen prestigiou o evento por considerar de grande importância a luta do movimento contra o preconceito. “Esse não é só um momento de festa, mas acima de tudo de reflexão, não só para a comunidade LGBTI, mas para a toda a sociedade. Os corações precisam se abrir para o diferente, para o outro. Acredito que esse é um avanço importante para o nosso município”, declarou o chefe do Executivo.
Este ano, o evento conta com o comitê organizador com representantes de várias associações e entidade e do governo municipal, por meio do DRC e Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Ao destacar os dados de violência ocorrida com o gênero, o coordenador da União Nacional LGBT em Parauapebas, Elton Reis, disse considerar esse tipo de ação um espaço de cidadania e representação. “Lutamos todos os dias pelo respeito para que possamos viver de acordo com a nossa identidade de gênero. Então esta semana busca conscientizar o povo do município no sentido de fortalecimento para que ninguém tenha que abandonar a escola, por exemplo, por questões relativas a sua identidade sexual. Precisamos pensar nessas políticas públicas que contemple o LGBT”, defendeu ele.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira 19/09 – Mutirão da cidadania
- Emissão de identidades, carteira social e ID Jovem.
- Local: Sede do DRC – rua C, nº 593 – Cidade Nova
- Hora: 8h às 14h
Quinta-feira 20/09 – Ação Cidadania
- Palestras nas escolas públicas estaduais com a professora Lucrécia Borges, sobre Direitos Humanos, Direitos LGBTI’s e Bulling LGBTI na escola.
- Local: Escolas Marluce Massariol e Euclides Figueiredo
- Hora: 8h às 11h e das 15h às 18h
Sexta-feira 21/09 – Mutirão de Saúde
- Testagem de sangue, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos, entre outros.
- Local: Sede do DRC
- Hora: 8h às 14h
Sábado 22/09 – Ação esportiva – Jogos da Diversidade (competições de futsal, voleibol e gaymada)
- Local: Escola Paulo Fonteles, rua P, nº 774 – Rio Verde
- Hora: 7h às 14h
Entretenimento Social
- Concursos: Miss/Mister Beleza Gay e Top Drag 2018 e festa Fabulosa (pré-parada), com entrada de 01 lata de leite Ninho.
- Local: A definir
- Hora: A partir das 22h
Domingo 23/09 – Parada do Orgulho LGBTI
- Passeata do Orgulho LGBT com trio elétrico e autoridades estaduais.
- Local: Praça do Cidadão – Rio Verde à Praça de Eventos – Cidade Nova
- Hora: a partir das 14h
Homenagens, apresentações culturais, DJ, shows locais e show nacional com a Banda Companhia do Calypso
- Local: Praça de Eventos
- Hora: a partir das 19h
- Texto: Liliane Diniz
- Fotos: Piedade Ferreira
- Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP
{gallery}/Fotos2018/DRC/SEMANAGAYABERTURA{/gallery}